Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/11/2009 as 12:00am

Agressão de americano fomenta racismo contra imigrantes

Na sexta ? feira(06), o americano Michael Hansberry, de 46 anos, foi responsável por um dos mais preocupantes casos de racismo e xenofobia que a comunidade brasileira de Framingham ? MA já foi vítima.

 

Na sexta – feira(06),  o americano Michael Hansberry, de 46 anos, foi responsável por um dos mais preocupantes casos de racismo e xenofobia que a comunidade brasileira de Framingham – MA já foi vítima. Após avistar dois brasileiros realizando uma mudança para o seu prédio, ele recebeu as vítimas com chutes, pontapés e muita demonstração de ódio contra imigrantes. Ele justificou a agressão por se tratarem de brasileiros.

A notícia do fato, inicialmente veiculada pelo jornal Metro West Daily News, que cobre toda a região do Metro West de Massachusetts,  gerou uma onda de comentários racistas no site da publicação.  Muitos deles aplaudindo e incentivando a atitude do americano.

Em um dos comentários, um leitor sentencia : `Uma revolução está chegando. Esse incidente é apenas um minúsculo detalhe do que está vindo’. Ainda mais incisivo, um leitor que se autodenomina ‘CitizenDave’ vai ainda mais fundo no sentimento contra os imigrantes. ‘ Vamos nos livrar dos imigrantes. Ilegal = Criminoso e ponto final. Nós americanos somos culpados por deixá-los entrar aqui, tanto quanto eles por estarem aqui. Porque temos que continuar com isso ?`, questiona, em uma assustadora demonstração de racismo. Alguns leitores, porém, demonstraram mais parcimônia nas suas considerações. Identificado como ‘Robo’, um leitor opina que entende a atitude desesperada do americano em se preocupar em ter vizinhos brasileiros, afirmando que existe um grande número de casos envolvendo brasileiros que causam problemas em condomínios e prédios da região de Framingham –MA. “ Eu tenho mostrado ao meu síndico que a maioria dos problemas que estamos enfrentando no prédio em que moro, são 100% relacionados com os nossos vizinhos brasileiros. Ele sempre concorda com essa realidade” afirma.

Entre comentários negativos e anti-imigrantes, alguns leitores também demonstraram repugnância contra a atitude racista do americano.  Um deles até questiona ‘ E se Michael Hansberry tiver descendência Afro-Americana ? Apenas pergunte isso`.  `Todo mundo aponta dedos e culpa todos os imigrantes por tudo. Olhem para vocês mesmos!`declara outro. Já um leitor identificado como ‘Dent’, chama a atenção para a gravidade do fato. ‘Isso é um crime, e dos sérios. Não é um tipo de atitude que eu concordo, mas não me surpreenderia se esse não fosse o último crime desse tipo a acontecer” ressalta.

Os comentários demonstram uma realidade de temor e preocupação em vias de uma reforma imigratória ser aprovada. Mais ainda, o  acontecimento bota fogo na luta das entidades que atuam em prol dos direitos dos imigrantes e dos direitos humanos contra a crescente corrente racista e xenófoba que é contra a legalização dos milhões de imigrantes do país. Apesar de isolado e pouco comum, o crime cometido por Hansberry deve alertar o brasileiros dos seus direitos como residente do país e sensibilizar outras organizações que trabalham no apoio ao imigrante.

Michael Hansberry,  volta à corte no próximo dia 4 de dezembro, para uma nova audiência.

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News