Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/12/2009 as 12:00am

Cooperativa de mulheres comemora três anos em MA

A Cooperativa de Mulheres Vida Verde comemora sábado, dia 12 de dezembro, seu terceiro ano de existência com uma festa que vai incluir troca de experiências e histórias, música, teatro e muita alegria

A Cooperativa de Mulheres Vida Verde comemora sábado, dia 12 de dezembro, seu terceiro ano de existência com uma festa que vai incluir troca de experiências e histórias, música, teatro e muita alegria. A festa será das 12 às 15 horas, na sede da Cooperativa, 569 Cambridge Street, Allston. A Vida Verde é um projeto do Grupo Mulher Brasileira e foi financiada por uma verba de quatro anos da NIOSH – National Institute of Occupational Safety and Health.

“Esta comemoração é de grande importância para mim pois ela só vem confirmar o sucesso deste projeto que cresce cada dia mais”, disse a cooperativada e co-fundadora Ivone Ignácio. Mês passado, Ivone e Helen Sinzker, coordenadora da Vida Verde, participaram em São Francisco da Conferência Nacional da Aliança das Trabalhadoras Domésticas.  Elas foram apresentar o trabalho da cooperativa e fizeram contatos importantes. Neste sábado, uma delegação do grupo Cidadão Global de Nova York, que está fundando a cooperativa de houecleansers, Coisa de Mulher, vem a Boston. As brasileiras de Nova York estão interessadas em saber mais sobre o trabalho da Vida Verde. “É uma honra que as pessoas venham comemorar conosco esta data”, disse Ivone

“Nossa primeira preocupação é com a saúde, a substituição dos (produtos) químicos pelos (produtos) naturais”, diz Ruth Alves, cooperativada que ajuda na coordenação. Em todos os treinamentos, ela ouve depoimentos sobre os efeitos nocivos à saúde dos produtos químicos usados na limpeza. “Eu sou um exemplo, não conseguia respirar mais depois de uma limpeza. Depois que entrei para a cooperativa, minha vida mudou”. Ruth considera a celebração um marco porque “é mais um ano que estamos ai, cumprindo com nossas metas, muita gente vem para nossos treinamentos, a cooperativa está crescendo cada vez mais”.

Lucimara Rodrigues, que entrou na Cooperativa junto com Ruth há dois anos, concorda: “São três anos de existência e este ano é particularmente crucial porque nos últimos seis meses estamos sobrevivemdo sem a grant (verba). Isto significa que a Coop está firme e vai continuar porque somos capazes de sobreviver com nossas próprias pernas”. Lucimara sintetiza o trabalho da Vida Verde nos últimos doze meses: 12 treinamentos, 60 pessoas treinandas, convite para ir a São Francisco, contato com as brasileiras de Nova York que querem se modelar no nosso trabalho”. Ela cita ainda uma entrevista dada a um programa de rádio do MIT que tem gerado vários frequeses. “As norte-americanas estão ligando e pedindo estimativas (de limpeza). Estamos fazendo sucesso. Em um ano, e apesar da crise, dobramos a nossa clientela”.

É bom comemorar três anos de um trabalho que está mudando os hábitos da comunidade brasileira e contribuindo para que ela seja mais saudável. E é muito gratificante saber que essa iniciativa brasileira invadiu as casas dos norte-americanas que apostam no nosso projeto para protejer suas famílias e o meio ambiente”, diz Helen Sinzker, coordenadora da Vida Verde. Para Adriana Lafaille, que acompanha a Cooperativa desde o inicio, “Vida Verde foi uma boa idea que se transformou em uma comunidade de mulheres maravilhosas as quais tenho orgulho de chamar de amigas”. Ela foi a primeira professora de inglês das cooperativas e considera o ambiente da cooperativa amigável e divertido com um modelo de negócio transformador e vitorioso. “A cooperativa é um lar para as pessoas crescerem como

indivíduos e se desenvolver como comunidade.  Todos os dias estas mulheres (e um homem também!) têm mostrado que sabem como se apoiar umas as outras durante dias felizes e os momentos mais difíceis da vida de cada uma. Eu sempre vou sentir saudade da Monica (Chianelli), da Carla (Castro) e da Kenia (Santiago), que nos deixaram para viver em lugares mais quentes. Eu sei que a energia deste grupo vai levar a cooperativa por muitos e muitos anos de sucesso”!  

A celebração dos três anos da Vida Verde é grátis e aberta ao público. Para informações ou confirmar presença, ligue para 617-787-0557 ramal 14.

Fonte: (Da redação)

Top News