Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/01/2010 as 12:00am

Participação fortalece programa Ambiente Latino da MAPS

Quando comunidades diferentes trabalham juntas, todos podem se beneficiar. Este princípio tão conhecido é colocado em prática contantemente no Ambiente Latino da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS)

 

Quando comunidades diferentes trabalham juntas, todos podem se beneficiar. Este princípio tão conhecido é colocado em prática contantemente no Ambiente Latino da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS), um programa especial focado em homens gays ou bissexuais de língua espanhola que vem sendo extremamente bem-sucedido em levar informações e conscientização sobre questões de saúde por meio de inúmeras iniciativas.

        “Nós somos um grupo de homens comprometidos em melhorar a qualidade de vida de nossa comunidade latina,” disse Gabriel Roncancio, coordenador do prorgama e Educador de Saúde Masculina para Latinos da MAPS. “O nosso programa foi planejado para oferecer um ambiente seguro e saudável, onde as pessoas podem fazer novos amigos, interagir e apoiar-se mutuamente.”

        Latinos de várias nacionalidades já participaram em algumas das atividades sociais, culturais, esportivas e educativas promovidas pelo Ambiente Latino, não apenas estando presents, como oferecendo novas idéias, planajando e promovendo eventos.

        “Este é um programa muito aberto e interativo,” afirmou Roncancio, acrescentando que, embora o Ambiente Latino esteja em princípio voltado para falantes de Espanhol, qualquer pessoa pode participar. “Nós já tivemos americanos, brasileiros, asiáticos e representantes de outras nacionalidades que aumentaram a diversidade do nosso caldeirão cultural.”

        ‘Nós sempre aprendemos coisas novas de alguém com uma bagagem cultural diferente,” afirmou um dos voluntários do programa, que pediu para não ter o seu nome revelado. “Mesmo entre as comunidades latinas temos nossas diferenças. Às vezes, ver as coisas pelo ponto de vista dos outros pode fazer uma grande diferença na sua vida.”                    

        Recentente, os membros do Ambiente Latino realizaram um esforço multi-cultural para promover o primeiro Desfile de Moda do programa, que contou com 12 modelos de diferentes países latino-americanos que se voluntariam na passarela em fantasias, trajes de noite e outros estilos. Quase 100 pessoas participaram do evento, incluindo representantes de outras agências e do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts – que apóia o programa, e puderam ver uma noite de beleza, diversão e educação sobre saúde.

        “Foi um evento maravilhoso, um tremendo sucesso,” disse outro voluntário. “Sinto muito orgulho de ter sido parte dele.”

        Além dos eventos e das informações oferecidas, o Ambiente Latino oferece ainda serviços sociais para a comunidade, incluindo encaminhamentos para atendimento médico e odontológico, pedidos de Food Stamps, prevenção contra a violência doméstica e mais. Para mais informações, ligue para (508) 259-9889 ou acesse o site www.myspace.com/mpowermentlatino (em breve também no Facebook).

        A MAPS é uma organização privada, sem fins lucrativos, comemorando 40 anos oferecendo serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa em Massachusetts. Para mais informações, ligue para (617) 864-7600 ou acesse www.maps-inc.org.

Fonte: (Da redação)

Top News