Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/01/2010 as 12:00am

Site em português oferece informações de saúde pública

O programa Mass in Motion teve versão em português lançada em seu site oficial. O programa visa informar e conscientizar a população do estado sobre hábitos saudáveis de saúde e alimentação



Por Marcelo Zicker


O Departamento de Saúde Pública do estadode Massachusetts (DPH), lançou  no mês passado, uma versão em português do site Mass in Motion, programa  que visa conscientizar os residentes da importância de se adquirir hábitos saudáveis de saúde e alimentação.

O Mass in Motion em português busca alcançar o imenso contingente de residentes de língua portuguesa que vive no estado, e que ao longo dos anos, adquiriram  hábitos pouco saudáveis de alimentação e de preocupação com a saúde.  “O  excesso de peso é grande problema para uma vida saudável e  com qualidade. A obesidade é considerada uma epidemia no país, e pode acarretar doenças crônicas e perigosas, muitas delas relacionadas ao sistema cardíaco e respiratório. Além de custar a vida de milha res de pessoas por ano, a obesidade ainda custa muito dinheiro aos cofres públicos em tratamentos gratuitos de saúde”  afirma Jordan Coriza, do Departamento de Saúde Pública de Massachusetts. Segundo ele, o português está entre as 3 línguas mais faladas do estado, com uma extensa comunidade brasileira que deve ficar mais atenta aos seus hábitos diários. “O conteúdo do programa abrange não somente a conscientização pela informação mas também por projetos que atuem na estrutura das cidades , oferecendo opções e incentivando as pessoas a mudarem seus hábitos. Algumas cidades por exemplo, não tem espaços adequados para correr, para quem quer andar de bicicletas, para fomentar nas pessoas o sentimento de segurança e preocupação com a saúde. O programa busca conseguir verbas para obras desse perfil, de pavimentação, de estrutura, de que mais empreendimentos que ofereçam comidas frescas e pouco calóricas, como supermercados, sejam colocados à disposição em locais onde há escassez desse tipo negócios” completa Jordan.

Dados preocupantes

Alguns dados do Departamento de Saúde Pública sobre a saúde dos residentes de Massachusetts são bem preocupantes e legitimam a preocupação do governo com a saúde da população : 

Mais da metade dos adultos e quase um terço dos estudantes de High School e Middle School do estado estão acima do peso ou obesos.

Em Massachusetts, entre 2003 e 2007, os negros americanos são 60% e os  hispânicos são 50% mais propensos a se tornarem obesos do que os brancos.

Nos últimos 10 anos, a porcentagem dos adultos em Massachusetts com diabetes quase dobrou  (3.8% em 1998 contra 7.4% em  2007).

De acordo  com dados governamentais , aproximadamente  $1.8 bilhões são utilizados anualmente em tratamentos médicos associados com obesidade adulta.  

Mais informações acerca do programa, podem ser obtidas no endereço eletrônico do programa Mass In Motion , no www.mass.gov/massinmotion/portuguese.

Fonte: (ABTN - Agência Brazilian Times de Notícias)

Top News