Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/02/2010 as 12:00am

Consulado brasileiro é inaugurado em Hartford-CT

Foi inaugurado na última terça-feira, 23, na cidade de Hartford, em Connecticut, o novo Consulado Geral do Brasil que também prestará atendimento a brasileiros que vivem em Massachusetts e Nova York.

 

Por Claudia Carmo


Foi inaugurado na última terça-feira, 23, na cidade de Hartford, em Connecticut, o novo Consulado Geral do Brasil que também prestará atendimento a  brasileiros que vivem em Massachusetts e Nova York. O Embaixador Oto Agripino Maia, esteve presente e discursou sobre a importância do novo consulado que facilitará o atendimento aos brasileiros de Connnecticut e também de Massachusetts e Nova York.

O evento aconteceu na sede do próprio Consulado, localizado na One Constituition Plaza em Hartford e reuniu alguns convidados. Entre eles estavam , o Embaixador  Oto Agripino Maia, que também ocupa o cargo de Sub-Secretário Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, o Embaixador  Ronald Dunlope, cônsul responsável pelo novo consulado, o prefeito da cidade de Hartford, Eddie Alberto Perez, o Senador Estadual de Connecticut , Gary Leberau, o Diretor das Comunidades Brasileiras no Exterior, Eduardo Gradilone, além de autoridades da cidade, lideres religiosos, ativistas e imprensa.

Após o coquetel ,  o Embaixador Oto Agripino Maia, iniciou a discurso sobre a inauguração do novo consulado. “Agradecemos a presença de todos nesta ocasião muito importante para nós brasileiros”, declarou e continuou a falar sobre  a conquista de mais um consulado brasileiro nos EUA, que irá beneficiar  milhares de brasileiros.

O Prefeito de Hartford Eddie Alberto Peres , em seu discurso deu as boas-vindas ao consulado e entregou um livro da história de Hartford ao Embaixador Oto Agripino.

A Ativista Ester Sanches também foi homenageada durante o discurso pelo seu trabalho no movimento para a conquista da sede do novo consulado. Ester recolheu mais de 5 mil assinaturas e cartas dos Senadores, Prefeito e Secretários de Estado para a viabilização da sede do consulado  e foi  a Brasília, entregar pessoalmente ao Embaixador Oto Agripino Maia.

Finalizando a cerimônia de inauguração o Senador Estadual de Connecticut, Gary Leberau, entregou a placa de boas vindas ao Embaixador Oto Agripino Maia.

Em conversa,  durante o coquetel o Embaixador Oto Agripino Maia adiantou, que ainda não há novidades sobre as eleições para a escolha do Representante da Comunidade Brasileira no Exterior. “Estamos trabalhando no primeiro passo sobre como as pessoas irão votar e  desenvolvendo um sistema pela internet, que facilitará a votação dos brasileiros,  que não conseguirão se deslocar até o consulado”, afirma. Questionado pelos critérios de como serão as eleições, o Embaixador diz que não será  diferente das eleições no Brasil “Como acontece no Brasil não temos muitos critérios. Temos que aceitar o fato e aceitar que terão imperfeições”.

A expectativa do Embaixador é que as eleições para Presidente do Brasil, que acontecerá este ano o número de pessoas que irão votar supere a última eleição, onde o número de brasileiros votantes nos EUA chegou só a 80 mil, sendo que estavam registrados 120 mil brasileiros no colégio eleitoral. “Queremos que todos os brasileiros cumpram com o seu dever de cidadão e votem, assim podemos mostrar que exercemos o nosso dever em qualquer  parte do mundo”, afirma e ressalta que também estão ansiosos para superar o número de mexicanos votantes nas  últimas eleições em Chicago, que chegou a 120 mil do universo em torno  de 1.200,00 registrados.

Depois do evento de inauguração o Embaixador Oto Agripino Maia e outras autoridades viajaram para Nova York para  a “II Reunião de Coordenação Consular” encontro de todos os cônsules dos EUA,nesta quinta,25, e sexta-feira,26,  no qual serão debatidos temas de interesse da comunidade de brasileiros nos EUA, bem como avaliadas as práticas em curso, com vistas à adoção de medidas para o aprimoramento dos serviços consulares.

Fonte: (Da redação)

Top News