Publicado em 8/03/2010 as 12:00am

4 brasileiros são presos em batida do ICE em Medford/MA

Os agentes bateram de porta em porta, verificando o status migratório dos brasileiros residentes do local

Por Marcelo Zicker
 

Em uma operação surpresa,  o U.S. Immigration and Customs Enforcements (ICE) visitou, na quarta – feira (03), um prédio na cidade de Medford, e após bater de porta em porta, realizou a detenção de 4 brasileiros indocumentados que ‘deviam a presença em Côrte de Imigração’.

Segundo familiares e amigos das vítimas, a ação do ICE começou por volta das 9 e 30 da noite, com os agentes adentrando o prédio situado na Washington Street, e batendo educadamente em todos os apartamentos. “ Nem desconfiamos que poderia ser a ‘Imigração’ porque eles estavam batendo calmamente e , assim que abrimos a porta, se identificaram como sendo o ICE e que queria fazer algumas perguntas para a gente” afirma D.R.A, um dos moradores que presenciou 3 das 4 prisões, e que prefere não se identificar.  “Logo que entraram no meu apartamento, eles solicitaram os nossos passaportes e nos perguntaram se a gente possuía armas ou drogas na casa. Após coletar as nossas impressões digitais, eles começaram a pesquisar nossos nomes no sistema” completa o mineiro, ainda atordoado pelo ocorrido. Utilizando um laptop para verificar a legalidade dos brasileiros, o agente avisou que 3 dos 4 presentes no local deveriam acompanhá-los, dando ordem de prisão. “ Como eu não ‘devo Côrte’, eles me falaram que eu estava liberado, mas que meus amigos não. Levaram eles algemados e se despediram afirmando que não tinha motivo de pânico, que em breve eu seria informado do que aconteceu de fato” explica D.R.A, que trabalha com pintura há 5 anos e tem planos de retornar ao Brasil no fim do ano.

Já o caso de J.A.C  foi de mais sorte. Ele estava em sua casa, quando foi informado por outros residentes que o ICE estava no prédio ao lado. “ Na minha porta  eles não bateram, graças a Deus. Meu irmão porém, foi uma das vítimas. O ICE invadiu o apartamento onde vivem ele e minha mãe,  e o prenderam. Mesmo com a minha mãe em pânico,  eles afirmavam que estavam apenas fazendo o trabalho deles e que ela seria informada de como ajudá-lo na justiça  e de como visitá-lo”  explica ele, que trabalha com construção há mais de 7 anos e não tem planos de retornar ao Brasil.

 

Ainda em choque pelo episódio, os brasileiros afirmam que não vêem outra saída, senão mudar do prédio. “ Já ouvimos falar de outras batidas aqui no prédio e não tenho dúvidas que devemos mudar daqui , senão estaremos correndo o risco da Imigração voltar. Moro aqui já faz alguns anos e quase todos os moradores são brasileiros, ninguém faz confusão, nem bagunça. Mas aqui é muito perigoso” desabafa J.A.C.  “ Já estou olhando outro apartamento, aqui não dá pra viver mais. Eles devem voltar com certeza e não quero correr o risco de ser preso dessa vez” revela D.R.A.

Os moradores afirmam que os agentes de Imigração vieram ao local com um mandado de prisão a um residente hondurenho, conhecido por ser traficante de drogas. Ao procurar de apartamento em apartamento, os agentes logo identificavam que se tratavam de imigrantes brasileiros e aproveitaram para realizar uma operação mais ‘ampla’.  

Situado na Washington Street, em Medford, o local faz parte de um conjunto de 3 prédios   que são bem conhecidos por acomodar,  em quase sua totalidade, residentes brasileiros. Por essa mesma razão, já foi palco de outras ações do ICE, e de outras detenções de brasileiros. Em dezembro de 2008, um valadarense, identificado pelas iniciais EV. estava entregando uma certidão de cidadania porto riquenha falsa para um brasileiro indocumentado, quando foi surpreendido pela prisão em flagrante, decretada por um agente disfarçado do ICE, no mesmo local.

O BT tentou o contato com a assessoria do ICE para confirmar as prisões e adquirir informações oficiais da operação, mas até o fechamento dessa edição, não obteve resposta.  

Fonte: (Da redação)