Publicado em 15/03/2010 as 12:00am

Governador do Acre visita Boston para palestra

O atual governador do Acre, Binho Marques, acompanhado do antigo governador, Jorge Viana, debateram a política ambiental adotada pela gestão do PT, há 12 anos na administração pública do estado

 

 

Por Marcelo Zicker

 

Na última quarta-feira (10), os ativistas e membros do PT–USA, Jorge Costa e Cláudia Tamsky estiveram na Harvard University com dois importantes políticos petistas. O atual governador do Acre, Binho Marques e o ex-governador também do estado, Jorge Viana, vieram à Boston para um debate de desenvolvimento sustentável, abordando o modelo utilizado pela gestão do PT nos últimos 12 anos no Acre.

Com 92% de sua floresta preservada, após anos de políticas ambientais rigorosas, o Acre é um dos estados-modelos no Brasil em termos de compromisso com o meio ambiente. Para Cláudia Tamsky, a gestão do Partido dos Trabalhadores foi primordial ao consolidar  uma nova mentalidade de sustentabilidade no povo acreano. “Muitas pessoas acham que preservar a natureza é sinônimo de estagnar o crescimento, de não impulsionar a economia. O Acre é um exemplo claro que essa teoria não é verdadeira. Com altos índices de crescimento econômico e social, o estado ainda mantém a política ambiental iniciada por Jorge Viana e continuada por Binho Marques, ambos do PT” opina a ativista. “São 12 anos de muitas mudanças em termos de desenvolvimento nos vários ramos que tangem a política do estado. Utilizando a premissa da consciência ambiental levantada pelo finado seringueiro Chico Mendes, a gestão do PT no estado tem chamado a atenção de organizações e ativistas em prol do meio ambiente” completa Cláudia, adicionando que os políticos foram chamados para palestrar na Harvard sobre as diretrizes sustentáveis aplicadas no Acre.

Após dois dias em Boston, os governadores retornaram ao Brasil. “Eles estão sempre viajando ao redor do mundo em palestras que destrincham a política que adotam. Os índices de analfabetismo e pobreza no Acre decaíram consideravelmente sob o governo do PT e o melhor de tudo – sem prejudicar a natureza” conclui Tamsky.

Fonte: (Da redação)