Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/03/2010 as 12:00am

Câncer da boca é tema de palestra no GMB

Câncer assusta, falar a palavra, para muita gente, já assusta e muito, mas câncer de boca nem tanto. Pelo menos esta é a experiência de Fabiane Bernardo, assistente dentária e estudante de Higiene Dental.

 

Câncer assusta, falar a palavra, para muita gente, já assusta e muito, mas câncer de boca nem tanto. Pelo menos esta é a experiência de Fabiane Bernardo, assistente dentária e estudante de Higiene Dental. Ela trabalha com a cirurgiã-dentista Neide Coutinho que estará nesta sexta-feira, dia 19, no Grupo Mulher Brasileira, para falar sobre “Saúde Começa pela Boca: Entenda a relação entre a boca e a saúde do seu corpo”.

Ninguém pensa muito no assunto mas o título da palestra só reforça o que a Associação de Odontologia norte-americana prega: existe uma relação forte entre a saúde oral e a saúde geral.

 “Se compararmos com os outros tipos de câncer, o de boca acontece com mais frequência do que o de colo”, exemplifica Fabiane. O índice de “mortalidade é maior porque quando se descobre (o câncer) já está no estágio final. As pessoas não dão importância, não vão ao dentista”, diz a universitária, explicando que a escovação é necessária “pela mesma razão que tomamos banho diariamente, para deixar a sujeita tomar conta do corpo, criar feridas”. Ela alerta ainda que problema de gengiva é grave, acarreta problemas sérios. Nos diabéticos, a doença fica mais descontrolada. Também, as pesquisas mostram quem mulher grávida com problema de gengiva tem mais tendência a ter filhos prematuros, alerta.

A palestra da dentista Neide Coutinho será às 18h30 na sede do Grupo Mulher Brasileira (569 Cambridge Street, Allston) e aberta a toda a comunidade. Haverá babá para ficar com as crianças e sorteio de dois kits de clareamento (Crest Strips) e uma visita grátis à clinica da escola Forsyth Dental Hygiene Clinic, além de distribuição de escovas de dente e fio dental.

A palestra sobre Educação Oral é aberta a toda a comunidade brasileira e faz parte da série de workshops sobre Saúde da Mulher que o Grupo Mulher Brasileira promove pelo menos quatro vezes ao ano. Maiores informações pelo telefone (617) 787-0557, ramal 15 ou pelo email heloisa@verdeamarelo.org ou no site www.verdeamarelo.org.

 

Fonte: (Da redação)

Top News