Publicado em 31/03/2010 as 12:00am

Brasileiros da Guarda Nacional atuam contra enchentes em MA

Odilon Rodrigues, Bruno Mendes e Antônio Caiado viajaram na manhã de ontem para as regiões mais atingidas pelos alagamentos em Massachusetts

 

Por Marcelo Zicker


Devido à intensa chuva que se estende por mais de 2 dias em Massachusetts, o governo do estado declarou estado de emergência, mobilizando a Guarda Nacional para atuar na ajuda a moradores e residentes das cidades mais afetadas por enchentes e alagamentos. Dentre os soldados convocados que irão fazer parte da força-tarefa, estão 3 brasileiros. O sargento Odilon Rodrigues, Bruno Mendes e Antônio Caiado viajaram na manhã de ontem para as regiões mais atingidas.

Até a tarde de ontem, mais de 11 inches de chuva já tinham caído sobre a região metropolitana de Boston durante Março, quebrando o recorde de chuvas no mês, que antes pertencia ao ano de 1953, segundo Walter Drag, um meteorologista da National Weather Service. Somente na segunda  e terça –feira,  mais de 7 inches de chuva foram registrados.

Essa é a terceira tempestade de chuva que acomete Massachusetts só este mês. Após solicitar ajuda federal ao presidente Barack Obama nessa segunda – feira (29), o governador Deval Patrick fez o anúncio de alerta, já prevendo os efeitos catastróficos que a chuva poderia causar. Deval disse que o governo federal oferecerá ajuda financeira aos moradores que tiverem suas casas destruídas, incluindo a colocação de uma estrutura de drenagem de água mais moderna nas residências, de aquecimento e também no isolamento de portas dos ‘basements’, evitando alagamentos futuros. Empresários que tiveram seus negócios danificados pelas enchentes, também poderão aplicar para empréstimos a juros baixos. “ Eu estou muito agradecido ao presidente Obama por reconhecer a gravidade da tempestade e o risco que os moradores de todo o estado estão enfrentando. Agora que nossos pedidos de ajuda federal foram atendidos, podemos trabalhar em prol dos mais atingidos pelas tempestades” disse o governador, em entrevista coletiva realizada no dia 29.

 

Patrick  também afirmou que 700 soldados da Guarda Nacional foram convocados, e mais 300 podem ser chamados, caso seja preciso. Ele alertou a população para evitar áreas de alagamentos, e se informarem ao se locomoverem para locais de calamidade pública. Para o sargento Odilon Rodrigues, que foi convocado para a força-tarefa, é preciso agir com rapidez, antes que a tempestade gere novas vítimas. “ Iremos atuar na remoção de moradores de regiões devastadas pela água. Em alguns lugares, está impossível a permanência dessas pessoas, sendo necessária a evacuação de casas, escolas, e locais inundados” afirma ele, que falou ao BT enquanto se vestia para seguir para as atividades de socorro.

Fall River é uma das cidades mais afetadas
 
Procurado pelo BT, Peter W. Judge, da Massachusetts Emergency Management Agency, afirma que as regiões mais afetadas pelas enchentes estão localizadas ao sul de Massachusetts, onde o sistema de drenagem de água é mais precário. “Cidades como Fall River, e regiões próximas ao Condado de Bristol, estão entre as mais atingidas pelas chuvas. Em muitos lugares será necessária a evacuação de residências e escolas” afirma ele, que completa dizendo que na região já existem milhares de desabrigados, muitos deles enviados para abrigos públicos. “ Os soldados da Guarda Nacional vão atuar na retirada dos moradores dos locais de risco, evitando tragédias e vítimas. As chuvas devem continuar até o fim da tarde de quarta – feira, dia 31, mas as conseqüências das tempestades se estenderão até o fim da semana que vem’ explica Peter. 

 


Fonte: (Da redação)

Top News