Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/04/2010 as 12:00am

Abril transforma Flórida em um caldeirão cultural brasileiro

A Flórida transforma-se neste mês de abril no mais impactante palco da cultura brasileira nos EUA. Roberto Carlos, Xuxa, Caetano Veloso, cerimônias do Brazilian International Press Award, congresso internacional Focus Brazil 2010 e Brazilian Day Miami, co

Por  Gilvan De Sergipe

A Flórida transforma-se neste mês de abril no mais impactante palco da cultura brasileira nos EUA. Os eventos em curso promovem desde Educação, Língua, Literatura, Música, Dança, Marketing, Turismo, Publicidade e Jornalismo, até Relações Diplomáticas, Cinema, Artes Plásticas, Comércio, Comunicação e Publicidade. Em três semanas de intensa exposição de brasilidade, passam pelo tapete vermelho do estado os ícones da cultura brasileira Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Xuxa Meneghel, Claudinha Leitte, Luiz Caldas, Antônio Fagundes, Caco Barcelos,Washington Olivetto, Eder Jofre, Luciano Huck e o embaixador Oto Agripino Maia, entre outras tantas celebridades.

O caldeirão de cultura brasileira que será apimentado por todas essas personalidades afamadas servirá à mesa de um público eclético formado por brasileiros, americanos e hispanos sedentos de Brasil eventos musicais, congressos, seminários, eleição de categoria profissional, reuniões políticas e exibições de produção audiovisual. Todo esse conjunto de atividades que promovem na América o talento de profissionais brasileiros está recebendo o suporte de grandes empresas e instituições comprometidas com a divulgação do que o Brasil produz de melhor em diferentes áreas de atuação. Engajaram-se num cerrado apoio o Ministério das Relações Exteriores, o consulado-geral do Brasil em Miami, a TAM Brazilian Airlines, a Rhythm Foundation, a Administração de Miami-Dade, a TV Globo Internacional, a Dish Network, South Florida Point of Culture/Broward Center for the Performing Arts, a Fundação Vamos Falar Português, a produtora Sunny Fest,  a Brazilian-American Advertising Association e a Associação Brasileira de Imprensa Internacional, com sede em New York.

A primeira pitada de azeite de dendê cultural na festança de brasilidade foi atirada por Gilberto Gil, que apresentou seu ‘The String Concert’ no Broward Center for the Performing Arts, no último dia de março. Em seguida, vem Roberto Carlos, dia 10, iniciando no American Airlines Arena, de Miami, sua turnê internacional pelos EUA, em comemoração a seus 50 anos de carreira. Dia 12, Xuxa Meneghel comparece ao Cinema Paradiso, de Fort Lauderdale, para promover o lançamento de seu mais recente filme infantil, “Xuxa em O Mistério de Feiurinha”. O filme será exibido gratuitamente para os filhos de imigrantes, na primeira semana de lançamento na Flórida.

Na quarta-feira, 14, será aberto oficialmente o Focus Brazil 2010, congresso internacional de cultura brasileira, que, em seu quinto ano de realizações, trará à Flórida renomados profissionais das áreas de jornalismo, literatura, negócios, publicidade, educação, eventos e diplomatas brasileiros.  A cerimônia de abertura contará com a presença do diretor-executivo do Focus Brazil, Carlos Borges, do CEO do Broward Center for the Performing Arts – em cujas dependências se realizarão todos os painéis do congresso -, Kelley Shanley, e do cônsul-geral do Brasil em Miami, embaixador Luiz Augusto de Araújo Castro.

Entre a grande variedade de interessantes painéis do seminário, destacam-se o de ‘Publicidade e Marketing’, que, a convite da Brazilian-American Advertising Association, trará o internacionalmente respeitado publicitário Washington Olivetto, e o painel ‘Exportando a Música Brasileira’, que contará com a presença do cantor Luiz Caldas, criador do Axé Music. Um dos encontros mais concorridos será sem dúvida o entitulado ‘Brasileiros no Mundo’, que, contando com a participação dos embaixadores Oto Agripino Maia e Eduardo Gradilone, promoverá um amplo debate entre comunidade e pré-candidatos a representante das colônias brasileiras emigrantes junto ao Governo Federal, em Brasília. O projeto de se eleger um emigrante brasileiro que represente seus compatriotas que migraram do país por razões diversas tem criado corpo, principalmente na América, e com o apoio do Itamaraty está chegando a sua fase de concretização. Dois grandes encontros a serem realizados na Flórida, dia 15, ajudam na solidificação desse ideal.

No sábado, 17, será realizado o III Congresso da ABI-Inter (Associação Brasileira de Imprensa Internacional), que congregará os maiores representantes da mídia brasileira existente fora do Brasil, e que incluirá o premiado jornalista Caco Barcellos, repórter-investigativo que transformou em livros trabalhos jornalísticos que denunciam as injustiças sociais no Brasil, obras que lhe renderam o Prêmio Especial das Nações Unidas, como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram na defesa dos direitos humanos no Brasil. O destaque do Congresso serão as eleições gerais da nova diretoria para o biênio 2010/2011.

Nos dias 16 e 17 de abril, as cerimônias de premiações do XIII Annual Brazilian International Press Awards terão lugar no Amaturo Theater, do Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, onde convidados VIPs assistirão a celebrações dos talentos brasileiros na América. Na platéia, estarão ninguém menos que o publicitário Washington Olivetto, o músico Luiz Caldas, o jornalista Caco Barcellos, o ator Antônio Fagundes - profissionais que receberão os Lifetime Achievement Awards - , além da cantora Cláudia Leitte, o apresentador Luciano Huck e o pugilista Eder Jofre, entre várias outras celebridades.

O domingo, 18, promete ser inesquecível para a comunidade brasileira da Flórida e de estados vizinhos. O Bayfront Park, de Downtown Miami, será palco do primeiro Brazilian Day Miami. Das 10h da manhã até as 7h30 da noite, o festival fará a alegria de crianças, adolescentes e adultos, com diversas atividades para todas as idades, desde barraquinhas de comidas típicas, artesanatos, brincadeiras para crianças, capoeira, artistas locais, grupos de samba com passistas e ritmistas, até o esperado show da mega-star Cláudia Leitte. Produzido pela FVP Foundation, a Sunny Fest e a TV Globo Internacional, o evento, que terá como MC o apresentador Luciano Huck, espera um público de 50 mil pessoas.

Dois dias após, na terça-feira, Caetano Veloso brilha no palco do Jackie Gleason Theater, de Miami Beach. Trazido pela Rhythm Foundation e a TAM Brazilian Airlines, Caetano fecha sua turnê internacional ‘Zii e Zie’ pelos EUA, depois de se apresentar em Boston, Los Angeles e San Francisco. A qualidade e a diversidade de eventos culturais abertos 21 dias antes com Gilberto Gil e fechados na penúltima terça-feira do mês com seu parceiro musical Caetano Veloso traduzem a crescente visibilidade que a comunidade imigrante tem atingido no contexto americano e confirmam o impressionante panorama da valorização da cultura brasileira nos Estados Unidos.

Fonte: (Da redação)

Top News