Publicado em 16/04/2010 as 12:00am

Jornalista quer ser o Representante da Flórida

A Flórida ganha mais um candidato a Representante da Comunidade Brasileira nos EUA. Trata-se de Zigomar Vuelma, criador do jornal Gazeta Brazilian News, o maior e mais antigo do sul dos Estados Unidos.

 

Por Claudia Carmo

 

A Flórida ganha mais um candidato a Representante da Comunidade Brasileira nos EUA. Trata-se de Zigomar Vuelma, criador do jornal Gazeta Brazilian News, o maior e mais antigo do sul dos Estados Unidos.

Nascido em Porto Alegre-Rio Grande do Sul, ele vive na Florida há 23 anos. É formado no curso Técnico em Agricultura e nos Estados Unidos cursou Pest Control Tecnology, pelo BCC.

Como candidato, Zigomar pretende não só atuar junto ao governo brasileiro, mas também junto ao governo americano, levando propostas e chamando atenção dos americanos, quanto as necessidades e valores da comunidade brasileira. Ele fala em entrevista ao Brazilian Times, sobre sua carreira e propostas, se for eleito representante da comunidade.

 

Brazilian Times - Há quanto tempo mora nos EUA e porque resolveu sair do Brasil para morar aqui?

Zigomar Vuelma - Cheguei aos Estados Unidos em fevereiro de 1987. Trabalhava no Brasil com uma Empresa Multinacional, Asgrow Seed Company e com a brasileira Olvebra Agropecuária S/A, na área de melhoramento genético de sementes. As perspectivas neste setor eram poucas, devido as barreiras legais do país e aproveitando as férias pelos Estado Unidos, depois de um mês, resolvi que não voltaria mais, fixei residência em Miami Beach e na certeza de que este era o lugar das oportunidades, só retornei ao Brasil 2 anos depois.

 

Brazilian Times - Por que você se candidatou a Representante da Comunidade Brasileira?

Zigomar Vuelma - A minha candidatura a um dos Representantes, foi baseada na certeza de que estamos sendo levados para uma iniciativa séria e em prol da comunidade imigrante pelo Governo Brasileiro, onde  pela primeira vez, poderemos lutar oficialmente (com respaldo do Governo), para resolver os problemas e as necessidades dos Imigrantes.

 

Brazilian Times - O que você já fez em benefício da comunidade Brasileira?

Zigomar Vuelma - O que já fiz e o que venho fazendo para nossa comunidade, me coloca numa posição delicada, pois parece que agora chegou minha vez de cobrar pelos feitos, o que não é o caso. A pergunta talvez fosse no futuro, o que eu farei por ela?  Minha resposta é a informação. Por 16 anos venho trabalhando com um instrumento que leva a comunidade a se preparar para as novidades do país; informação para aproveitarmos as ofertas socioeconômico e cultural que o governo americano nos oferece; informação sobre leis imigratórias e o cuidado com os predadores que aproveitam da ingenuidade para por em prática suas ações ilícitas; esses são alguns dos benefícios que, juntamente com todos os colegas da imprensa brasileira nos Estados Unidos estamos trazendo para a nossa comunidade.

 

Brazilian Times - Qual é a sua profissão e formação?

Zigomar Vuelma - Técnico em Agricultura com especialização em Defensivos Agrícolas e melhoramento Genético de Sementes. Nos Estados Unidos cursei Pest Control Tecnology pelo BCC e sou o fundador e publisher do Gazeta Brazilian News,  há 16 anos, o maior e mais antigo Jornal do Sul dos Estados Unidos.

 

Brazilian Times - Quais são as suas propostas e projetos como representante da comunidade?

Zigomar Vuelma - Como ninguém sabe ao certo qual será a influencia dentro do governo do representante, só nos resta o comprometimento, que lutaremos para proporcionar uma união comunitária, onde possamos juntos lutar para solucionar nossos problemas e necessidades. Fazer com que  nossos filhos e família tenham um contato maior com nossa cultura, idioma, costumes e civismo. Como Representante Comunitário, iremos (comunidade e eu) até os políticos americanos com uma proposta viável e com soluções para a regularização dos brasileiros neste pais,  mostrando que mesmo sendo ilegais, pagamos impostos e não podemos usufruir como tal, que pelo menos provisoriamente seja feito um aproveitamento dessa mão de obra, depois, com mais tempo  e estudo, seja criada uma lei definitiva para permanência no país.

 

Brazilian Times - Você já tem alguma proposta, a qual vai trabalhar na sua campanha?

Zigomar Vuelma - Como falei anteriormente, não esta bem definido qual será  o poder desses Representantes, portanto, a única certeza do que poderemos fazer é lutarmos para que todos os Imigrantes se unam, assim poderemos mostrar o verdadeiro número e força, para conseguirmos mudar.

Vamos começar respondendo o Censo de 2010, uma campanha em que o  Gazeta esta participando desde o inicio, como também participamos em 2000, só assim conseguiremos justificar ao Governo americano que nos somos uma comunidade numerosa e necessitamos de uma atenção especial do governo americano.

Nossa função, como Líder Comunitário ou Representante, será defender as ideais dos Imigrantes, fazer reuniões com as comunidades para priorizar as necessidades emergências de cada região e/ou cidade, captando a reivindicações e levando ao conhecimento das autoridades, tanto brasileiras como americanas. Se planejarmos as soluções facilitará em muito o trabalho das autoridades para a realização das mesmas. Vamos mostrar o problema e também a solução. Todos nós podemos participar e contribuir. Fazendo uso do velho ditado: A UNIÃO FAZ A FORÇA ADOÇANDO NOSSAS VIDAS. Vamos divulgar a necessidade de elegermos pessoas com capacidade de representação e integridade pessoal. Que Deus nos ilumine para que façamos uma PERFEITA escolha de Pessoas JUSTAS.

 

Fonte: (ABTN - Agência de Notícias Brazilian Times)