Publicado em 16/04/2010 as 12:00am
New Jersey tem mais um candidato a Representante
O estado de New Jersey apresenta o seu segundo pré-candidato a Representante da Comunidade Brasileira nos EUA. Francisco Sampa é jornalista, radialista e produtor de eventos na região.
Por Claudia Carmo
O estado de New Jersey apresenta o seu segundo pré-candidato a Representante da Comunidade Brasileira nos EUA. Francisco Sampa é jornalista, radialista e produtor de eventos na região. Ele é conhecido pelo seu trabalho na área de comunicação e, também, por prestar serviços sociais à comunidade.
Sampa, como é mais conhecido, nasceu em
Recife, no Pernambuco e morou durante alguns anos em São Paulo, onde fez
faculdade de ciências jurídicas e cursos profissionalizantes oferecidos pelo SENAC.
Chegou aos Estados Unidos em 1986 e desde então iniciou seu trabalho social e
cultural com os brasileiros. Atualmente
é o
locutor oficial em língua portuguesa do New York Red Bulls, produz e
apresenta o programa Toque de Bola, transmitido pela Rádio America 1700AM.
Em entrevista ao jornal Brazilian Times, Sampa contou um pouco da sua historia neste país e sobre suas propostas como Representante da Comunidade nos EUA.
Brazilian Times - Há quanto tempo mora nos EUA e porque resolveu sair do Brasil para morar aqui?
Francisco Sampa - Dia 9 de maio deste ano completo 24 anos.
Brazilian Times - Por que você se candidatou a Representante da Comunidade Brasileira?
Francisco Sampa - Pela minha historia de luta e trabalhos prestados a comunidade brasileira na região de NJ, PA e NY, mais de duas décadas de serviços prestados em varias áreas, desde área de cultura a serviço a serviço de assistência social voluntariado, com visitas a cadeias locais e de imigração, violência domestica, auxilio funeral e visitas hospitalares.
Brazilian Times - O que você já fez em benefício da comunidade Brasileira?
Francisco Sampa - Criei o primeiro curso infantil para os filhos de brasileiros na cidade de Newark, onde eram lecionado português as segundas quartas e sextas feiras, história as terças e geografia as quintas feiras, este curso teve sua aula inaugural ministrada pelo cônsul geral de New York na época ,o Embaixador Flavio Miragaia Perry. Idealizei e produzi a primeira exposição de arte plásticas envolvendo todas as artistas plásticos brasileiros da região, atuei e atuo no auxilio a casos de violência domestica envolvendo casais brasileiros, acompanhando os a tribunais e visitas a psicólogos, pois essa e uma questão muito seria no estado e passou a ser tratada com mais seriedade desde o governo da republicana Christie Whitman. Realizo visitas aos enfermos brasileiros internados em hospitais da região, localizei e devolvemos uma senhora desaparecida do seio de sua família ha 40 na cidade de poços de caldas , com apoio do Roberto Lima do Brasil Voice. Durante estes 24 anos já auxiliei mais de 80 famílias que perderam seus entes queridos na busca do sonho americano, brasileiros que perderam a vida em vários estados, dentre eles, Texas, Florida, New Jersey, Pensilvânia e New York. Só no em 2009 foram mais de oito casos de brasileiros que morreram e nos, voluntariamente , prestamos todo apoio a família. Em dois casos acompanhei os óbitos até o Brasil na cidade de Itabirinha de mantenha e governador Valadares.
Brazilian Times - Qual a sua profissão e formação?
Francisco Sampa - Estudei ciências jurídicas ( direito ) na FIG Faculdade Integradas de Guarulhos localizada no bairro da Vila Rosália matricula numero 12885, mas não conclui o curso. Exerci várias profissões com formação de nível técnico, hotelaria na área de restaurante formado pelo SENAC de São Paulo, e na área de vendas com cursos na fundação Brasil , psicologia e técnica de vendas, segurança no trabalho na Socifer em São Paulo e reservista de primeira classe da força aérea brasileira.
Brazilian Times - Quais são as suas propostas e projetos como representante da comunidade?
Francisco Sampa - Continuar trabalhando como tenho feito ao longo destes 24 anos. Estreitar os laços entre os brasileiros expatriados e o poder público federal brasileiro. Criar mecanismos dentro das leis existentes ,que dão apoio as reivindicações dos imigrantes brasileiros. Propus em plenário no ano de 2008/2009 e lutarei em prol de ajuda na formação dos jovens brasileiros no exterior. Criar um mecanismo legal de apoio aos repatriados e integração dos mesmos a sociedade e ao mercado de trabalho no brasil.
Brazilian Times - Você já tem alguma proposta, a qual vai trabalhar na sua campanha?
Francisco Sampa - Já sugeri no 1 encontro de Brasileiros no Mundo e lutarei para que se transforme em lei votada ou através de MP, um programa de treinamento e reaproveitamento da qualificação da mão de obra imigrante no retorno ao Brasil, pois se aprende uma profissão e muitas vezes a mesma não e aproveitada no retorno ao Brasil e temos de usar em prol do nosso pais este conhecimento adquirido no exterior, usando essas pessoas para treinarem outras em território brasileiro. Criar através dos SENAI, SENAC, Serasa e SESI, programas de treinamento para absorção e conscientização da mão de obra brasileira emigrante, ou seja preparar aqueles que desejam sair do Brasil, orientando-os de como e a vida fora do Brasil, com palestras e treinamentos de como sobreviver em terras estrangeiras, ensinando-lhes seus deveres e direitos, estes cursos poderão ser realizados nas regiões de maior concentração de imigrantes como: Vale do aço, e toda região leste de minas, região de Goiânia, triângulo mineiro, norte e centro do Paraná, e em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e algumas cidades do nordeste. O objetivo destes cursos será orientar os candidatos a imigrantes como se preparem para uma vida fora do Brasil em condições adversas de todos os tipos.
Fonte: (ABTN - Agência de Notícias Brazilian Times)