Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/07/2010 as 12:00am

Justiça federal entra com ação para barrar lei do Arizona

O processo argumenta que a legislação aprovada no Arizona ultrapassa o poder federal, e vai de encontro com a constituição.

Por Marcelo Zicker

O Departamento de Justiça norte-americano entrou com uma ação judicial questionando a constitucionalidade da lei SB1070 do Arizona, que torna a imigração ilegal um crime no estado.

O processo argumenta que a legislação aprovada no Arizona (que requere que policias estaduais e locais do estado questionem a legalidade de qualquer residente durante o dia-a-dia, seja pedestres, trabalhadores ou qualquer pessoa que ‘aparente’ ser imigrante)  ultrapassa o poder federal, e vai de encontro com a constituição.

A medida, anunciada na terça-feira(6), tem sido esperada por semanas, principalmente após o discurso de Obama para a nação, no qual ele afirmou que a Reforma Imigratória é uma prioridade de seu governo e que  a lei do Arizona é equivocada e perigosa.

Segundo o diretor de organizações da MIRA - Massachusetts Immigrants and Refugees Advocacy Coalition , Marcony Almeida, a atitude foi ‘a melhor iniciativa que o governo Obama tomou até agora com relação à imigração’. “Demonstrou que o governo está realmente preocupado com a questão migratória e que está tentando agir para conter o avanço de um sentimento anti-imigrante. Acredito que será vetada, pois os melhores advogados do país estarão comprometidos no caso e existe fundamento político e constitucional que viabiliza a ação” afirma o brasileiro. Marcony diz que a  atitude federal pode também servir de aviso para outros estados, de forma a demonstrar o posicionamento do governo em relação a legislações estaduais similares a do Arizona. “ Achei muito corajoso, principalmente em ano de eleição, e com o meio político se esquivando de se situar quanto ao assunto. O discurso da última semana, já demonstrou que Obama está comprometido com o tema da Imigração” completa o ativista.

Visita de governadora a Boston será marcada por protestos

Ativistas pró-imigrantes se preparam para realizar um protesto contra a lei SB1070, durante a visita da governadora  do Arizona, Jan Brewer,ao encontro National Governors Association, em Boston.

A organização de Washington, D.C, ANSWER Coalition está realizando preparativos para o dia da passeata, e espera movimentar milhares de imigrantes em favor da causa, que pretende elucidar sobre a gravidade da legislação, que fomenta a discriminação racial e étnica no estado.

Em entrevista para uma agência de notícias, a organizadora do protesto, disse que os ativistas ao longo da costa leste, devem ‘mandar uma mensagem clara’ para os legisladores não darem apoio para essa medida e outras que afetam os direitos dos imigrantes.


Fonte: (Da redação)

Top News