Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/07/2010 as 12:00am

Nesta edição confira a história da Notável Zulamar Acordi

Zulamar Acordi, popularmente conhecida por Zula, nasceu na cidade de Orleans ? Santa Catarina. Formada em Pedagogia e magistério, ministrou aulas em escolas públicas e privadas na cidade de Criciúma, no mesmo estado

 

Por Claudia Carmo


Zulamar Acordi, popularmente conhecida por Zula, nasceu na cidade de Orleans – Santa Catarina. Formada em Pedagogia e magistério, ministrou aulas em escolas públicas e privadas na cidade de Criciúma, no mesmo estado. Ela sempre foi ativa e participativa nos movimentos sociais e culturais.

Na área cultural, escrevia e declamava poemas, tendo sido inclusive premiada e alguns dos seus poemas foram publicados em livros de escritores de sua região. Zula também desenvolveu trabalhos voluntários na igreja católica de sua cidade, como catequista. Mãe de três crianças, sempre foi dedicada à sua família, priorizando a formação educacional, cultural e social.

Um trágico acidente com o seu filho caçula foi o que motivou que obrigou Zula a deixar o Brasil e se mudar para os EUA, em busca de tratamento médico especializado para ele. Ao chegar neste país, em 1996, ela trabalhou inicialmente em restaurantes, mas também estava envolvida com a comunidade brasileira.

Foi catequista da igreja de Santo Antônio, na cidade de Everett- MA, foi membro da Cooperativa Vida Verde e em 2009, Zula ingressou na ONG – Assistência Total Brasileira, dirigida pelo ativista político Carlos Da Silva. O seu trabalho na ONG, a motivou pela luta que a Assistência Total Brasileira já vinha trabalhando. Desde então, continuou desenvolvendo vários outros trabalhos junto à ONG, tais como o cadastramento de cidadãos brasileiros naturalizados para votarem nas eleições em Massachusetts, arrecadação de aparelhos celulares para doar à pessoas carentes, entre outros trabalhos comunitários e sociais.

Zula também é radialista e apresenta um programa nas emissoras 1.300AM e 1.230AM, de segunda a quinta, das 18 ás 19 horas e aos domingos às 13 horas. Esses trabalhos são mantidos pela Assistência Total Brasileira.

Para ela, ter sido escolhida como uma das brasileiras mais “Notáveis” da comunidade brasileira nos EUA, demonstra o respeito e o carinho que todos têm para com o seu trabalho. “Esse prêmio aumenta ainda mais a responsabilidade em continuar lutando por todos os brasileiros que vivem aqui nos EUA, em especial os da Nova Inglaterra. Recebi essa premiação com humildade e a dedico a todos os brasileiros que lutam no dia-a-dia, nos mais diversos ramos de trabalhos, pois para mim essas pessoas também são notáveis, pois lutam por suas famílias e pelo Brasil”, finaliza.

Fonte: (Da redação)

Top News