Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/08/2010 as 12:00am

Câmara dos Dirigentes Lojistas faz história nos EUA

A Câmara dos Dirigentes Lojistas foi fundada em Lowell, Massachusetts há cerca de quatro anos e desde então vem fazendo história e agrupando empreendedores brasileiros, principalmente lojistas que agora tem quem os oriente.

 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas foi fundada em Lowell, Massachusetts há cerca de quatro anos e desde então vem fazendo história e agrupando empreendedores brasileiros, principalmente lojistas que agora tem quem os oriente. A CDL USA foi idealizada pelo pernambucano João de Arruda Melo, que é natural de Timbauba, bacharel em Administração de Empresas, e durante 35 anos atuou no comércio no ramo de farmacêutico e em 2004 decidiu vir para os EUA com a família. Desde então tem se consolidado como uma das mais influentes lideranças na comunidade brasileira em Massachusetts e nos Estados Unidos.

O ativismo de Arruda Melo vem desde Timbauba onde foi o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Timbauba, e onde fundou e presidiu Câmara dos Dirigentes Logistas – CDL e posteriormente presidiu por um mandato de três anos a Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas de Pernambuco, e neste período mudou em todo Brasil os nomes, de CDLs a nível Brasil e de clubes para Câmaras.

Quando chegou aos Estados Unidos em 15 de março de 2004, trabalhou em diversas atividades e ramos – entregou jornal para o Brazilian Times, coletou caixas para enviar para o Brasil, foi funcionário de restaurante e na pintura até que comprou no mesmo ano a primeira loja brasileira em Lowell.

Em 2006, vendo a necessidade dos lojistas e empreendedores brasileiros de se organizar, se juntou a vários empreendedores e fundaram a Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL USA, tendo sido escolhido o primeiro presidente. “A partir daí comecei dividir o meu tempo, entre as lojas das quais sou proprietário com minha esposa, filha e filho e pessoalmente administro a de Lowell, que é onde fica a sede da CDL USA. É uma correria, mas me sinto perfeitamente consciente de que há muito a ser feito tanto pela comunidade, quanto pelos empreendedores e lojistas aqui nos Estados Unidos”, diz João Arruda.

“Ainda em 2006 com muita motivação, muita participação de todos, realizamos o primeiro Simpósio de Desenvolvimento  de Brasileiros na América, evento que foiu realizado no Fenuil Hall no centro de Boston. Em 2007 nove cidades foram visitadas sempre com palestras de interesse de quem produz, fomenta progresso e desenvolvimento. Hoje há negócios e empreendimentos cuja clientela e carteira de negócios são 100% voltados para a comunidade brasileira. Em 2008 continuamos realizando workshops, e foi aí que vimos apesar de todas a atenção e cuidado que aproveitadores queriam tirar proveito da marca e do nome CDL USA, o que foi imediatamente coibido. Ainda em 2008 criamos a distrital da CDL USA em Worcester e em 2009 fizemos uma grande parceria com uma importante instituição financeira americana e dentro das próprias agências dos bancos realizamos workshops em Somerville, Marlboro, Maynard, Quincy e no Centro Empresarial e de treinamento da instituição em Waltham.

“O Manual do Empreendedor Brasileiro é fruto de um trabalho e em todos os lugares que fomos visitar ou dar palestras, vimos que a comunidade de empresários e empreendedores tinha a necessidade de ter algum tipo de orientação. O ganho com o Manual do Empreendedor Brasileiro é que são as informações disponibilizadas de forma clara, objetiva e ao alcance de todos, servindo como fonte de consulta. Não desejamos interferir no negócio de ninguém, e nem dizer o que cada um tem que fazer, mas sim, ajudar e tornar as coisas mais fáceis para que o empreendedor veja que está no caminho certo”, diz João Arruda. “Unidos seremos mais fortes, e é necessário que o empresário brasileiro se conscientize que precisamos uns dos outros”, finaliza João Arruda, que enfatiza e reforça a idéia de que é necessário união e coesão, reafirmando a importância do comércio brasileiro que em muitas cidades é um pólo de convergência da comunidade brasileira. O Manual do Empreendedor Brasileiro 2009 foi disponibilizado gratuitamente e a CDL USA prepara uma nova edição para o início do próximo. “Um dos nossos alvos para 2011 é a expansão para outros estados americanos para oferecer gratuitamente aos lojistas e empreendedores de outros lugares um pouco da nossa experiência”, finaliza Arruda.

Fonte: (Da redação)

Top News