Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/08/2010 as 12:00am

Esquadrilha da Fumaça cruza os céus de Boston

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, decolou dia 13 de sua sede na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), rumo ao Canadá e aos Estados Unidos para participar de três feiras internacionais de aviação

 

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça, decolou dia 13 de sua sede na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), rumo ao Canadá e aos Estados Unidos para participar de três feiras internacionais de aviação. A jornada só terminará no dia 7 de setembro. São 48 militares apoiados por um C-130 (Hércules), do 1º Esquadrão do 1º Grupo de Aviação, Esquadrão Gordo. Os aviões da Fumaça fizeram escalas no Campo de Provas Brigadeiro Veloso (CPBV), no sul do Pará, na cidade de Boa Vista, em Roraima, em Porto Rico e na Flórida.

A Esquadrilha da Fumaça representa o Brasil no exterior, justificando o título de “Embaixador do Brasil nos céus”, com oito apresentações na viagem, sendo três no Canadá, participando da feira internacional na cidade de Windsor, Windsor Air Show, e mais cinco nos Estados Unidos, nas cidades de Atlantic City e Boston, nas feiras Atlantic City Air Show e Portsmouth Air Show respectivamente.

Os militares estão tendo a oportunidade de conhecer as esquadrilhas de demonstração do Canadá, os Snowbirds, os Thunderbirds da Força Aérea Americana e os Blue Angels da Marinha Americana, além de ver de perto, diversos aviões de guerra e acrobáticos. A Esquadrilha da Fumaça divide as atenções com todas as atrações das feiras, sendo a primeira equipe estrangeira a se apresentar na Feira de Boston.

O término da jornada está previsto para o dia 7 de setembro com uma apresentação na Capital Federal, durante as comemorações do Dia da Independência, após uma apresentação no dia 6 de setembro na cidade de Anápolis, em Goiás.

Toda a viagem poderá ser acompanhada pelo site www.fab.mil.br ou através do blog www.esquadrilhadafumaca.com.br

Antes de retornar ao Brasil, a esquadrilha fará um tour por diversas cidades americanas, participando dos eventos Atlantic City Airshow “Thunder Over the Boardwalk”, em Atlantic City, New Jersey, dia 25 de agosto e na inauguração do Boston-Portsmouth Airshow 2010 no Aeroporto Internacional de Pease, em Portsmouth, New Hampshire, nos dias 28 e 29 de agosto.

O Atlantic City Air Show é um dos eventos mais populares em Atlantic City. Há performances da Força Aérea, Exército e Marinha americanos, além de atrações civis. A “cereja do bolo” fica por conta da demonstração dos Thunderbirds, tradicional time de demonstração aérea americano. E claro, para a participação da nossa Esquadrilha da Fumaça, que apresenta uma performance aérea no mínimo “diferente” da americana, onde por filosofia utiliza-se caças de combate nas equipes de demonstração aérea.

O Boston-Portsmouth Airshow será uma oportunidade para a Esquadrilha da Fumaça dividir a arena de demonstração com outro time histórico de demonstração aérea, os Blue Angels da Marinha Americana. O  intercâmbio com os Blue Angels será inedito.

O Maj Massahiro, oficial especialista em manutenção resume a expectativa, “há muito tempo o Esquadrão não realizava esse percurso, para nós da manutenção, o desafio das longas distâncias é a necessidade de planejamento minucioso para que a travessia das aeronaves ocorra sem imprevistos. Também é uma ótima oportunidade de estreitar os laços com nações amigas.”

Fonte: (Da redação)

Top News