Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/08/2010 as 12:00am

'Salve Geral' é o vencedor do Festival de Cinema de Miami

O filme de Sérgio Rezende arrebatou 4 estatuetas nas 12 categorias a que concorria no 14th Brazilian Film Festival of Miami

 

Foram 9 dias de louvor à sétima arte, promovendo através da produção audiovisual a cultura brasileira em solo americano. O 14th Brazilian Film Festival of Miami, que começou no dia 13 e terminou no último sábado, trouxe para sua edição 2010 quase 30 novas produções cinematográficas brasileiras para exibições na Flórida.

Além de ocupar dois importantes cinemas, em Miami Beach (o Colony Theatre) e  Fort Lauderdale (o Cinema Paradiso) com mostras ao público de seletos filmes da safra 2009-2010, o evento reuniu no Gansevoort Hotel, da Collins Ave, onde ocorreu o MarketPlace, profissionais da indústria cinematográfica americana, hispânica e brasileira para discutir a comercialização e distribuição da produção audiovisual brasileira no mercado internacional. O Lincoln Theater foi outro espaço cultural da cidade que lotou na cerimônia de encerramento do Festival.

A Inffinito Foundation - dirigida por Adriana Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli -, que fundou e promove anualmente o Festival de Cinema Brasileiro de Miami, tem levado através do Circuito Inffinito de Festivais o cinema brasileiro a sete países da América Latina, América do Norte e Europa, tendo atingido um público de mais de 700 mil pessoas em suas 37 edições. O Festival de Miami é considerado pelas organizadoras ‘a menina dos olhos’ da Inffinito Foundation, pois foi onde o projeto de festivais tomou corpo. Este ano, o Brazilian Film Festival of Miami recebeu um público de quase 15 mil espectadores.

Fãs, cinéfilos e curiosos do cinema brasileiro puderam esbarrar nos corredores entre uma sessão e outra com grandes nomes do cinema do Brasil, como José Wilker, Andréa Beltrão, Glória Pires, Paula Barreto, José Joffily, Camila Morgado, Natalia Lage, Silvia Rabello, Maurício Faria, Paula Lavigne e Mario Diamante (Ancine), além de conhecer pessoalmente atores e atrizes da nova safra.

Andréa Beltrão, uma das mais consagradas jovens atrizes do cinema, teatro e da televisão brasileira, foi a homenageada desse ano no Festival de Miami. Além de receber o troféu Lente de Cristal como tributo por sua atuação e profissionalismo, a atriz teve seis de seus mais recentes filmes exibidos tanto em Miami Beach quanto em Fort Lauderdale, numa Mostra Homenagem.

Este ano, o ator e diretor José Wilker, as produtoras Bianca De Felippes e Mariza Leão, o crítico de audiovisuais Wilson Cunha e a diretora da Academia Brasileira de Cinema Silvia Rabello foram os curadores do Circuito Inffinito de Festivais responsáveis pela seleção dos filmes trazidos a Miami. E a Mostra Competitiva passou pelo escrutínio de sete profissionais da indústria cinematográfica, tendo como presidente a cineasta Paula Barreto. Esteve nas mãos desse júri oficial a responsabilidade pela premiação em 12 categorias dos longas exibidos e em seis categorias dos curtas.

Premiações – O filme “Salve Geral”, de Sérgio Rezende, foi considerado o Melhor Filme, tanto pelo júri oficial quanto pelo público. O filme também deu a seu diretor a estatueta Lente de Cristal por Melhor Direção e a Marcelo Moraes o troféu por Melhor Edição. Irandhir Santos e Nanda Costa receberam respectivamente os troféus de Melhor Ator e Melhor Atriz, mas não compareceram por estarem gravando juntos “A Febre do Rato”, em Recife. O troféu de Melhor Documentário ficou para “Beyond Ipanema – Ondas Brasileiras na Música Global”, de Guto Barra, que já tinha vencido o 3rd Brazilian Film Festival de Vancouver, realizado em julho. Tanto o júri oficial quanto o júri popular foram unânimes em escolher o curta-metragem “O Troco”, de André Rolim, como o Melhor Filme dos curtas exibidos. “Salve Geral”, eleito pelo júri oficial como Melhor Filme entre os longas, foi o mesmo filme eleito por 50% do júri popular. A outra metade elegeu “Dzi Croquettes”, um documentário de Tatiana Issa e Raphael Alvarez.

A cerimônia de premiações foi realizada no Lincoln Theater, lotado. As atrizes Camila Morgado e Natalia Lage foram as MCs da noite e apresentavam as premiações em inglês e português. Um show da cantora Maria Gadú, jovem revelação da MPB, foi bastante aplaudido e encerrou a cerimônia oficial de premiações do Festival, que há anos se tornou parte do calendário cultural da cidade de Miami Beach.

Fonte: (Gilvan De Sergipe - ANBT ? Miami Beach )

Top News