Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/08/2010 as 12:00am

Brasileiro é destaque no maior torneio de Vale-Tudo do mundo

Banido de acontecer em Boston, o torneio recentemente foi autorizado pelo governador Deval Patrick. O evento pode movimentar até $6 milhões de dólares na economia do estado

 

Considerado uma das principais referências do jiu-jítsu no universo do Vale Tudo, Demian Maia estará em Boston nessa sexta- feira(27) e sábado (28), no UFC 118, maior evento da Ultimate Fighting Championship – UFC, principal entidade da modalidade. Cinco vezes campeão mundial de jiu-jitsu; e com 14 lutas no MMA ( com 12 vitórias e 2 derrotas), Demian é um das apostas brasileiras para o evento.

Demian Maia começou a treinar Judô ainda criança. Na adolescência, ele também estudou Kung Fu e Karatê, iniciando no Jiu-jitsu aos 19 anos. Posteriormente ingressou na faculdade e, paralelamente à faculdade de jornalismo (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero), Demian dedicou-se intensamente ao jiu-jitsu, chegando a treinar duas a três vezes ao dia. Formou-se em jornalismo em 2001, ganhando a faixa preta em dezembro do mesmo ano. Ele é atualmente faixa preta em segundo grau em Jiu-jitsu Brasileiro. Ganhou vários grandes torneios, sendo 5 vezes campeão mundial de Jiu-jitsu. Em 2001, Maia fez a sua estréia no MMA vencendo o venezuelano Raul Rosa, mesmo com a vitória Maia não se indentificou com o esporte e deixou o MMA de lado por 4 anos, voltando em 2005.

O lutador ganhou grande projeção mundial após uma conturbada luta com Anderson Silva no UFC 112, em abril , nos Emirados Árabes. Apesar do cinturão perdido, o atleta prefere avaliar que tirou como lição da confusão apenas a necessidade de repaginar aspectos técnicos. “Não posso mais deixar o estilo agressivo natural de lado. Esperei muito para tomar iniciativa, e aquilo desmontou meu instinto de luta. Da próxima vez, farei tudo diferente. A renovação sempre leva ao topo”, afirmou Demian, em entrevista realizada recentemente para um site de notícias. 

Ele adentra neste sábado, o octógono na edição 118 do evento para enfrentar outro brasileiro, Mário Miranda. Pela segunda vez, Demian teve de lidar com remanejamentos na temporada. Na luta  contra Anderson, foi chamado para substituir o desafiante Vitor Belfort (que precisou operar o ombro), dois meses antes do combate. Desta vez, estava escalado para o UFC Fight Night 22, contra o norte-americano Alan Belcher, em 22 de setembro. Mas o adversário descolou a retina em treinamento e também teve de ser substituído. O episódio adiantou o compromisso de Maia para o UFC 118 de sábado, contra o também brasileiro Mário Miranda, 20 dias antes do previsto.

A agenda de treinamento teve que ser reforçada, e o brasileiro se dividiu entre a capital paulista ( dando ênfase ao jiu-jitsu), e Salvador, onde apurou o boxe com Luís Dórea, ex-treinador de Acelino ‘Popó’ Freitas e atual de Júnior ‘Cigano’ dos Santos. “Modalidades de alto nível estão sempre sujeitas a mudanças, ainda mais em esporte de combate. Foi questão de reorganizar as coisas. Adiantamos em 20 dias o processo, e o resultado tem sido bastante satisfatório. Até o dia da luta estarei 100%”, comentou.

Seu adversário, o brasileiro Mário Miranda, é um atleta carioca praticante de wrestling (luta olímpica), e  está radicado em Washington (Estados Unidos) há mais de dez anos. Sua base de luta reside na fórmula dos demais atletas da modalidade: quedas e ground and pound (bater com o adversário no chão). Demian avalia o estilo do oponente da vez como positivo para sua estratégia. “Ele gosta bastante do corpo-a-corpo e de cair por cima. Isso casa bem com o estilo de jiu-jitsu que me sinto mais confortável. Em pé, tenho treinado bastante os golpes focados na curta distância, e isso pode ser bom diferencial para abrir caminhos de finalização”, avaliou.

O UFC 118 será realizado no TD Garden, em Boston – MA, e ingressos estão sendo vendidos nos pontos autorizados. Uma conferência com atletas, palestras e exposição do esporte, também ocorrerá durante todo o final de semana, no Hynes Convention Center, também na cidade. Mais informações estão disponíveis nos sites www.ufc.com/event/UFC118 e www.ufcfanexpo.com.  Abaixo, segue relação de combates para o sábado :

Card principal

Frankie Edgar vs BJ Penn (disputa do cinturão dos leves)

Randy Couture vs James Toney

Demian Maia vs Mário Miranda

Kenny Florian vs Gray Maynard

Marcus Davis vs Nate Diaz

Card preliminar

Joe Lauzon vs Gabe Ruediger

Nik Lentz vs Andre Winner

Dan Miller vs John Salter

Nick Osipczak vs Greg Soto

Amilcar Alves vs Mike Pierce

Fonte: (Da redação / Yahoo News)

Top News