Publicado em 15/09/2010 as 12:00am

Artista plástico brasileiro realiza exposição na Newbury College

De 16 de Setembro a 31 de Outubro de 2010, estará acontecendo na Newbury College a exibição dos novos trabalhos do artista plástico brasileiro Lineu Zadereski.. A recepção de abertura com o artista será na quinta-feira, 16 de Setembro, das 5 as 8 da no

 

Por Claudia Carmo


De 16 de Setembro a 31 de Outubro de 2010, estará acontecendo na  Newbury College  a exibição dos novos trabalhos do artista plástico brasileiro Lineu  Zadereski.. A recepção de abertura com o artista será na quinta-feira, 16 de Setembro, das 5 as 8 da noite.

O artista Curitibano, que  reside na cidade de Lowell, MA e mora nos Estados Unidos a 11 anos, traz em sua exibição SOLO, novas obras de arte em um colorido estilo criado com uso do acrílico para expressar sua nova faze artística no estilo de cubismo. Lineu estudou litografia na oficina de artes “Solar Do Barão” no Brasil, aprendeu a pintura a tinta a óleo e  se formou nos USA  na Liberal Arts como Graphic Designer pela MCC de Lowell em 2004, traz hoje uma soma de suas experiências e realizações  para esta exposição de nome bem sugestivo; “SMILES” (sorrisos).

Seus trabalhos são figurativos com expressivas formas geométricas e bem definidas por solidas e arredondadas linhas de cor  preta. Em sua expressão artística  percebe-se também outras características, que fazem de seu trabalho algo notório e com muita personalidade. Suas pinturas abstratas sempre com uma ilustração facial muito alegre. Aos olhos cabe um estar bem aberto e ao outro fechado, como se estivesse piscando.

Em suas  figuras Lineu busca representar a pele através de muitos “dots” inúmeros círculos distribuídos coordenadamente, que representam os poros. Com a simplicidade da imagem de uma mão ou um sapato apenas pode-se saber em que direção que a figura se move. Por ultimo uso de um cinto envolvendo suas figuras e fechando todos os elementos com a assinatura do artista.

Lineu,que a menos de 3 anos como artista plástico profissional, traz em seu currículo exposições nas cidades de Chelsea, Lowell, Chelmsford, Boston e Providence RI. Suas obras já foram  expostas no Museu de Somerville, na exposição “mulher” e em seguida na primeira ExpoBusiness America, no Seaport World Trade Center. Agora apresenta a exposição SMILES na Newbury College em  Brookline, adiciona-se no histórico deste representante da arte Brasileira nos Estados Unidos.

 Lineu sonha mostrar seu talento artístico ao mundo, reconhece que o ir à direções distantes é um privilégio de alguns escolhidos de Deus e que perpetuar seu nome na historia do mundo da arte e’ a sua mais recente visão.

A recepção será tomada de uma identidade brasileira,  com musicas e comidas, que representam os sons e sabores de sua terra natal. O artista promete trazer algo novo e único para  acompanhar o brilho novo que estes sorrisos irão trazer a todos.

Seu mais novo trabalho intitulado “other side” do outro lado em português, representa  a personalidade da exposição. Em seu significado a imagem de uma figura que alcançou o outro lado da ponte e que sorri em meio as diferenças das texturas e cores que representam diferentes valores. Todavia a atenção de todos é direcionada para o centro do seu quadro, onde esta o brilho de um sorriso.

Lineu encontra influencias em trabalhos de Pablo Picasso, Dali e dos artistas brasileiros Candido Portinari e Denise Roman. “Em minha busca por algo novo e diferente, estou a procura da beleza especifica de cada pessoa em seu dia-a-dia através de suas cores e linhas únicas. Minhas figuras estão sempre sorrindo. Eu as quero ver sempre alegres e com um expressão audaciosa”, afirma.

Seus trabalhos estão cheios de otimismo, musica e alegria. As figuras parecem dançar para fora dos quadros. Os trabalhos de Lineu Zadereski merecem ser prestigiados por  toda a comunidade que aprecia obras de arte.

A galeria está localizada no campus da Newbury College, 150 Fisher Avenue, Brookline, MA 02445.

Maiores informações sobre a exposição podem ser obtidas com Lineu Zadereski  pelo telefone 978 490 8171, lineuarts.blogspot.com, lineuarts@yahoo.com ou acesse www.newbury.edu.

Fonte: (Da redação)