Publicado em 20/09/2010 as 12:00am

Surge mais um 'xerife durão' contra imigrantes

Depois do polêmico Joe Arpaio, um novo xerife surgiu na mídia como "dominador do Arizona". Trata-se de Paul Babeu, que de um simples xerife local se tornou uma expressão nacional.

 

Depois do polêmico Joe Arpaio, um novo xerife surgiu na mídia como “dominador do Arizona”. Trata-se de Paul Babeu, que de um simples xerife local se tornou uma expressão nacional.

Firme em sua posição de impor uma fiscalização mais rigorosa em cima da imigração ilegal, ele apareceu em vários programas de televisão e notícias de dezenas de noticiosos. Ele tornou-se um rosto conhecido e poderá tomar o posto de Arpaio e ser o novo “xerifão inimigo dos imigrantes”.

Os críticos apontam as atitudes do xerife como um desejo de se fortalecer no mundo político, mas os seus defensores afirmam que ele apenas quer defender o que é certo, “princípio este que ele segue desde sua adolescência”.

Ele já participou de outros atos que se tornaram notório no Arizona, tal como levantar uma campanha para combater a corrupção existente na política. Agora ele desponta como o novo combatente da imigração ilegal no estado.

A história de Babeu no combate à imigração ilegal teve inicio em abril, quando um de seus adjuntos foi ferido durante uma troca de tiros com suspeitos de tráfico, no deserto do Arizona. Neste mesmo período a governadora do estado havia assinado a polêmica lei SB1070. “Este tiroteio foi o melhor exemplo de que precisamos proteger nossas fronteiras e combater a entrada ilegal de imigrantes”, ressaltou o xerife.

A proeminência súbita de um xerife do Arizona ao cenário nacional trouxe inevitáveis comparações ao xerife do condado de Maricopa, Joe Arpaio – o xerife mais durão da América.

Babeu começou a ganhar respeito e credibilidade no cenário político nos Estados Unidos e poderá se tornar mais uma pedra no sapato dos ativistas e defensores dos imigrantes neste país.

Fonte: (Da redação)