Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/10/2010 as 12:00am

ONG pede fim de verificação de status por policiais de Boston/MA

A ONG Centro Presente, afirma que a campanha está projetada para esclarecer aos imigrantes e departamentos de segurança de Massachusetts sobre o programa federal 'Secure Communities'

Uma organização de apoio ao imigrante, situada em Somerville- MA, afirmou nessa segunda – feira(04), que está iniciando uma campanha contra a prática da polícia local em Boston, em verificar o status migratório de um imigrante que cometeu qualquer tipo de delito, mesmo que considerado pequeno e ‘não-violento’. Parte de um programa federal de combate à imigrantes criminosos, a prática tem gerado controvérsia entre ativistas comunitários, que afirmam que vários brasileiros inocentes tem sido presos e deportados.

A ONG Centro Presente, declarou que a campanha está projetada para esclarecer  aos imigrantes e departamentos de segurança de Massachusetts sobre o programa federal ‘Secure Communities’,  , que segundo eles, desestimula todos os imigrantes, independentemente do seu status migratório, de cooperar com polícia. “ A nossa principal preocupação é com o enorme número de imigrantes que é preso e tratado como criminoso por delitos pequenos como ser parado sem habilitação ou por estar com o tempo de permanência do visto no país expirado. Isso não faz deles criminosos, não é  a mesma coisa que matar alguém ou vender drogas” afirma a diretora-executiva da entidade, Patrícia  Montes.

Segundo ela, a campanha vai envolver programas de rádio, fórums de comunidade, relatando casos de imigrantes que sofreram uma situação parecida com as de outros milhares de imigrantes todos os dias nas ruas de Massachusetts. “ Existe muito o que ser ensinado e orientado para as comunidades, isso é o que propomos” afirma Patrícia, que organizou um fórum de discussão juntamente com o American Civil Liberties Union of Massachusetts e a  American Friends Service Committee Project Voice. “ Há estatísticas que comprovam que 25% dos imigrantes deportados pelo ICE não tem histórico criminal algum e foram pegos em situações rotineiras como uma blitz policial, sem nenhum envolvimento com infrações graves. Isso é realmente um problema que os brasileiros e outras comunidades tem enfrentado” completa a ativista.

Desde o início do programa,  no início desse ano, o Departamento de Polícia de Boston vem afirmando que a iniciativa tem ajudado o ICE a identificar aqueles imigrantes que cometeram crimes e contribuir para melhorar as atividades de combate à imigração indocumentada. O oficiais coletam a impressão digital do suspeito e checam seu histórico no banco de dados do FBI e do Homeland Security, tendo acesso imediato à situação migratóriado indivíduo. De acordo com o Immigration and Customs Enforcement, aproximadamente 50 imigrantes que cometeram crimes do nível 1 ( homicídio, estupro, tráfico de drogas ou outro crime grave), foram presos e deportados na área de Boston entre novembro de 2008 e julho de 2010, utilizando a verificação do programa policial. Segundo o ICE, centenas de cidades em aproximadamente 29 estados norte-americanos já implementaram  o programa, que deverá ser utilizado em todos os estados até 2013.

Fonte: (Da redação)

Top News