Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/10/2010 as 12:00am

MAPS anuncia homenageados e criação de novo prêmio

Depois de comemorar quatro décadas prestando serviços sociais e de saúde para a comunidade com a Gala dos 40 Anos, em maio passado, a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está preparando sua próxima festa, marcada para o dia 30 de abril de

Depois de comemorar quatro décadas prestando serviços sociais e de saúde para a comunidade com a Gala dos 40 Anos, em maio passado, a Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) está preparando sua próxima festa, marcada para o dia 30 de abril de 2011, no Cambridge Marriott Hotel. A Festa de Gala arrecada recursos para serviços fundamentais prestados à comunidade, e serve também para homenagear pessoas que fizeram a diferença na vida de muitos imigrantes.

O prêmio de Pessoa do Ano da MAPS, a maior homenagem que a agência presta a alguém todos os anos, vai para Felipe Matos, jovem estudante brasileiro que vive em Miami, FL, e um dos líderes do Trail of Dreams (www.trail2010.org) – uma caminhada de 1,500 milhas de Miami a Washington, D.C. em defesa do DREAMAct. Durante os quatro meses de duração da caminhada, Matos e seus companheiros Gaby Pacheco, Carlos Roa e Juan Rodriguez participaram de reuniões, debates, entrevistas e encontros em várias comunidades por onde passaram. A corajosa jornada chamou atenção e ganhou apoio em todo o país e colocou em destaque o drama vivido por milhares de jovens imigrantes (inclusive em Massachusetts) que, assim como eles, foram trazidos para os Estados Unidos quando ainda eram crianças e hoje enfrentam enormes barreiras para ter acesso à educação, devido à sua situação imigratória.

O DREAMAct (da sigla em inglês para ‘Ato para o Desenvolvimento, Perdão e Educação para Menores Estrangeiros) é parte de uma proposta de lei federal que daria a esses jovens a chance de ganhar título de residentes permanentes em situação condicional, desde que concluam dois anos de estudo em um programa de curso superior de pelo menos quatro anos ou que sirvam por dois anos às forças armadas.

 “É muito bom quando podemos homenagear os heróis anônimos de nossa comunidade,” afirmou Paulo Pinto, Diretor Executivo da MAPS. “Nos deixa ainda mais satisfeitos que nossa Pessoa do Ano seja um jovem de língua portuguesa que tem lutado pela educação e que, por isso, tornou-se um modelo de conduta para outros jovens e para o futuro de nossa comunidade.”

O prêmio MAPS Manuel N. Coutinho Voluntário de Destaque vai para Crisolita Pontes-Alves, de South Easton, voluntária da igreja St. Patrick’s em Roxbury, por seu papel fundamental de ajuda à comunidade cabo-verdiana e outros imigrantes da região. Pontes-Alves também trabalha como professora de educação religiosa na igreja.

O prêmio Jorge Fidalgo de Serviços Comunitários será oferecido a Irmã Elisete Signor, por sua dedicada ajuda a muitos imigrantes brasileiros e suas famílias na Paróquia de Santo Antônio, em Everett.

Dorothea Clinton, de Cambridge, vai receber o prêmio MAPS Mary & Manuel Rogers de Vida Dedicada a Serviços Comunitários. Como ex-integrante da Cambridge Organization of Portuguese Americans (COPA), uma das duas agências que se uniram em 1993 para formar a MAPS, ela trabalhou incansavelmente por muitos anos para ajudar pessoas da comunidade a superar dificuldades em relação a moradia, educação, saúde e outras questões do dia-a-dia.

“Estou muito feliz com os homenageados para 2011,” afirmou Joseph J. Vasconcelos, Presidente da Diretoria da MAPS. “Fico bastante satisfeito que Dorothea Clinton esteja sendo reconhecida pelos vários anos de serviço para a comunidade de língua portuguesa. Eu conheço Dorothea a minha vida inteira e quero muito vê-la receber esse prêmio.”

Novo Prêmio “MAPS Álvaro Lima” vai Homenagear Empresas

Em sua Festa de Gala Anual de 2011, a MAPS vai lançar uma nova categoria de prêmios -  o MAPS Álvaro Lima Empresa de Destaque. O prêmio vai homenagear empresas que, por meio de suas atividades normais ou por apoiar outras iniciativas, tornaram mais fácil a vida dos imigrantes de língua portuguesa.

“Nossa população tem um perfil empreendedor voltado para a própria comunidade,” afirmou Paulo Pinto. “Nós nos orgulhamos de ter tantos falantes de português fazendo parte da força motriz da economia local. Com este prêmio, queremos mostrar a importância que damos a eles.”

A escolha do nome do novo prêmio foi um processo natural. Os atuais prêmios da MAPS já homenageiam membros das comunidades portuguesa e cabo-verdiana, duas das três maiores populações a quem a MAPS serve. O novo prêmio homenageia a terceira comunidade – os brasileiros. Ele recebeu o nome de Álvaro Lima, Diretor de Pesquisas no Departamento de Redesenvolvimento de Boston, que foi escolhido por seu compromisso de longa data em ajudar pequenas empresas a serem bem-sucedidas na região de Boston. Ele foi o idealizador da I ExpoBusiness, uma exposição realizada recentemente em Boston onde muitas empresas brasileiras puderam oferecer seus produtos e serviços durante dois dias para uma clientela maior. Ex-membro da Diretoria da MAPS, ele também coletou dados e contribuiu para pesquisas importantes sobre comércio e economia entre a comunidade imigrante brasileira, e trabalhou com a MAPS e com outros líderes comunitários para promover a idéia de uma Câmara de Comércio para Negócios Brasileiros-Americanos.

“É uma imensa honra ser associado com esse importante prêmio que reconhece as contribuições dos empreendedores de nossa comunidade,” afirmou Lima.

Indicações para o primeiro prêmio MAPS Álvaro Lima Empresa de Destaque podem ser enviadas até o dia 29 de outubro, às 5 da tarde, por meio da página http://www.maps-inc.org/events/annual-gala/2011/. As coordenadoras da Festa de Gala 2011 Liz Chaves e Antonia Alves aproveitam para convidar empresas e organizações que queiram patrocinar o evento a entrar em contato com a MAPS.

A MAPS é uma organização privada, sem fins lucrativos, comemorando 40 anos prestando serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa em Massachusetts. A agência possui escritórios em Cambridge, Somerville, Allston, Dorchester, Framingham e Lowell. Para mais informações sobre a MAPS e a Festa de Gala, acesse o site www.maps-inc.org ou ligue para (617) 864-7600.

Fonte: (da redação)

Top News