Publicado em 11/10/2010 as 12:00am

Cooperativa faz novo treinamento no dia 14

A cooperativa Vida Verde, um projeto do Grupo Mulher Brasileira, promove mais um treinamento sobre o uso dos produtos naturais de limpeza no dia 14, quinta-feira, às 18h30, na sede da organização, em Allston-Massachusetts

A cooperativa Vida Verde, um projeto do Grupo Mulher Brasileira, promove mais um treinamento sobre o uso dos produtos naturais de limpeza no dia 14, quinta-feira, às 18h30, na sede da organização, em Allston-Massachusetts. A nova série de treinamentos é parte de um projeto parcialmente financiado por verba do Instituto para a Redução do Uso de Tóxicos (TURI, sigla em inglês) da Universidade de Massachusetts em Lowell.

Na semana passada a Cooperativa e o Grupo organizaram um grupo de discussão com mulheres que trabalham com limpeza para detectar casos específicos de problemas de saúde por causa dos químicos usados nos produtos de limpeza. Quase todas as mulheres presentes relataram problemas de alergia, respiratórios, dores de cabeça e enxaquecas. Algumas confessaram que querem mudar para os produtos naturais, mas são forçadas a usar químico pelos chefes de schedule. 

“Os produtos naturais são fáceis de fazer e muito baratos”, observa Eliane Evangelista, uma das 15 cooperadas da Vida Verde. “No início, é normal que as pessoas duvidem que os nossos produtos limpem de verdade. Eu mesmo duvidava e agora não os troco por nenhum outro”. A eficácia das misturas naturais, usadas nos produtos Vida Verde, foi comprovada pelo laboratório do Instituto para a Redução do Uso de Tóxicos (TURI, sigla em inglês) da Universidade de Massachusetts em Lowell.

Segundo as avaliações do laboratório, “os produtos da Vida Verde funcionam tão bem ou até melhor que os tradicionais encontrados nas prateleiras dos mercados”.

Claudia Santos, que participou do grupo de discussão e está sendo treinada para ingressar na Vida Verde, disse que depois que aprendeu a fazer as receitas, só uso os produtos caseiros tanto nas casas dos meus clientes como na minha casa. O cheiro forte dos produtos tóxicos me sufoca e me causa muita dor de cabeça.  O treinamento da Cooperativa de Mulheres é feito em português e aberto ä quem quiser participar. Há uma taxa de $5 para ajudar com os materiais, mas ninguém deixa de fazer por causa dessa taxa e todas as participantes ganham um kit limpeza com os produtos da Coop. É preciso confirmar presença pelo telefone 617-787-0557 ramal 14.

A Cooperativa Vida Verde fica no 569 da Cambridge Street em Allston.

 

Fonte: (Da redação)

Top News