Publicado em 15/10/2010 as 12:00am

Brasileiros se manifestam em frente a prefeitura de Somerville / MA

Aproximadamente 40 pessoas, dentre elas vários brasileiros, se reuniram em frente ao Somerville City Hall nessa quinta(14), pedindo para que um casarão histórico à venda da cidade se torne mais uma habitação popular para desabrigados

 

A venda de um casarão numa das principais avenidas de Somerville, e que servia de um centro médico gratuito, está revoltando um grupo de residentes da cidade, que realizaram um protesto em frente à prefeitura na tarde de quinta – feira (14) , pedindo pra que a casa seja reformada e se torne apartamentos populares para desabrigados.

Organizado pela ativista comunitária Mary Reagan, conhecida como ‘Meire’ por grande parte da comunidade brasileira da cidade, o protesto reuniu aproximadamente 40 pessoas em frente ao Somerville City Hall, tentando sensibilizar o Board of Aldermen, para que tome a propriedade situada no número 162, da Highland Avenue, mais um espaço para abrigar os sem-teto da cidade. “A mansão era utilizada por uma ONG como um centro de assistência médica, e agora está à venda. Havia muita expectativa, pelo tamanho do casarão e pela localização, que ele poderia se tornar uma habitação de 6 apartamentos. O Board of Aldermen porém não aprovou a medida, e pode tornar o local um espaço comercial. É a hora de cobrar deles para que eles não façam isso” afirma Mary, que fala português fluente e morou no Brasil por 5 anos, onde desempenhou  trabalhos pela pastoral operária de São Paulo.

Entre os participantes, Mary acredita que muitos brasileiros estarão presentes na manifestação, também cobrando dos vereadores maior compromisso com a classe menos favorecida da cidade. “ Houve uma reunião entre o Board of Aldermen, e 4 não concordarão com a construção dos apartamentos. Eles querem construir 3 apartamentos e uma área comercial no primeiro andar, o que irá desperdiçar o espaço conquistado” revela a ativista.

Segundo Mary, com a crise imobiliária e conseqüentemente, a crise econômica, muitas famílias perderam suas casas em Somerville, e a administração da cidade deveria estar mais comprometida com o crescimento dos desabrigados na região. “ O casarão é um ótimo local para se tornar habitação popular, poderia solucionar um pouco essa questão dos mais necessitados. Eles querem fazer lucro no local, torná-lo comercial, temos que protestar contra isso” continua.

Fonte: (Da redação)