Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/11/2010 as 12:00am

Candidatos de NJ e CT participam de debate em MA

Prestes a chegada das eleições para o CRBE ? Conselho de Representantes da Comunidade no Exterior, o O Comitê Pró Cidadania realizou na quarta, 22, em Somerville o terceiro debate entrs os candidatos aos cargos de Representantes da Comunidade Brasileira

 

Por Claudia Carmo

Prestes a chegada das eleições para o CRBE – Conselho de Representantes da Comunidade no Exterior, o O Comitê Pró Cidadania realizou na quarta, 22, em  Somerville o terceiro debate entrs os candidatos aos cargos de Representantes da Comunidade Brasileira nos EUA. Onze  candidatos estiveram presentes no debate, Jorge Costa, Sidney Pires,  Fausto da Rocha, Shirley Farber, Walter Mourisso, Júlio Braga e Paulo Manauer  representando o Estado de Massachusetts,  Paulo Ramos, Marly Cagley e Francisco Sampa,  representando New Jersey e Ester Sanches, pelo Estado de Connecticut.

Para todos os candidatos e convidados presentes o debate foi muito positivo. As perguntas foram respondidas no tempo previsto e não houve ofensas ou perguntas pessoais que gerassem desordem ou agressividade entre eles.

O debate teve inicio com a apresentação dos candidatos, que tiveram um  minuto cada para dizer o nome, há quanto tempo vive nos EUA e  por que se candidataram ao cargo do CRBE.

A mediadora Sue  O`Brien conduziu o debate seguindo as regras estabelecidas quanto ao tempo e as perguntas que deveriam ser feitas, ou seja, estavam proibidas perguntas relacionadas a vida pessoal de cada um.

No primeiro bloco, os jornalistas  fizeram suas  perguntas cada direcionadas a todos os candidatos. Dando oportunidade aos convidados saber um pouco sobre a historia de cada um dentro da comunidade e suas  propostas .Na segunda parte o s convidados fizeram perguntas e esclarecerem suas duvidas sobre as propostas, eleições, e funções e obrigações dos futuros  Representantes da Comunidade.Finalizando os candidatos fizeram perguntas entre eles, onde todos fizeram e responderam  as perguntas .

Os ouvintes e nternautas que acompanharam o debate pela radio 1230AM e pelo site www.radiobttv.com, também  tiveram uma grande participação fazendo suas perguntas e esclarecendo suas dúvidas.

As eleições para o CRBE irão acontecer do dia 1 a 9 de Novembro e os eleitores poderão votar através do site www.brasileirosnomundo.mre.gov.br  tendo em mãos o titulo de eleitor, identidade ou carteira consular.
O primeiro debate aconteceu  na Casa do Brasil  em New York, coordenado por Benito Romero, diretor Executivo, da Casa do Brasil. Este evento contou com a presença  de convidados  e jornalistas tiveram a oportunidade de saber quais as idéias e propostas dos candidatos. Mediado pela empresária Suely Figueiredo e pelo  presidente do Jornal Brazilian Times, Edirson Paiva. No sábado, 23, os mesmos candidatos estiveram em Newark , New Jersey, no debate coordenado por Renato Batista. O debate foi mediado pela jornalista Claudia Carmo e seguiu rigorosamente  o mesmas regras do debate anterior. Os pré-candidatos responderam as perguntas, criando um confronto de idéias,  sem  ataques pessoais.  Para Renato Batista o debate foi satisfatório, “Temos que apoiar as novas idéias e a representatividade deles na comunidade”, afirma.

 O debate teve inicio com a apresentação dos candidatos, que tiveram dois minutos cada para dizer o nome, há quanto tempo vive nos EUA e  por que se candidataram ao cargo do CRBE.

No primeiro bloco, as jornalistas  fizeram duas perguntas cada direcionadas a todos os candidatos. Dando oportunidade aos convidados saber um pouco sobre a historia de cada um dentro da comunidade e suas  propostas . No segundo bloco, os candidatos fizeram as perguntas entre eles e no terceiro e último bloco foi a vez dos convidados fazerem perguntas e esclarecerem suas duvidas sobre as propostas, eleições, e funções e obrigações dos futuros  Representantes da Comunidade.

 Segundo Benito Romero , o debate foi construtivo e serviu para conhecer pessoas com novos propósitos. “Em termos pessoais, foi construtivo e uma oportunidade para conhecermos as pessoas envolvidas e saber o que cada uma delas pensa, do que cada um expõe em suas idéias e interesses em relação a comunidade. As diferenças existem e sempre vão existir, mas ficou exposto que há um desejo pessoal de cada um de ver a idéia prosperar  e crescer”, disse e parabenizou  o empresário Edirson Paiva  pela iniciativa de realizar o debate. “Valorizamos muito o trabalho e a responsabilidade do Edirson e o parabenizamos pelo grande empenho”, acrescentou.

O debate de  Nova York e New Jersey  podem ser vistos nos sites www.radiobttv.com e www.vejatv.com

O próximo debate acontecerá no dia 26 de Outubro no Clube Português, na Marshal St,  em Somerville e será transmitido ao vivo pela radio 1230AM e pelo site www.radiobttv.com . Toda a comunidade está convidada para participar e saber mais sobre os candidatos.

Fonte: (Da redação)

Top News