Publicado em 1/11/2010 as 12:00am

Gov. Deval Patrick fala ao BT sobre imigração

Amanhã, dia 2 de Novembro, será o dia de Massachusetts escolher o novo governador do estado, em eleições que podem ser cruciais para definir o futuro de milhões de imigrantes, em especial os brasileiros

Por Marcelo Zicker

Ouvir

Ler foneticamente

 

No dia 2 de Novembro,  será o dia de Massachusetts escolher o novo governador do estado, em eleições que podem ser cruciais para definir o futuro de milhões de imigrantes, em especial os brasileiros. Tentando a reeleição ao cargo, o democrata Deval Patrick nunca escondeu as suas convicções e propostas em favor dos imigrantes, embora algumas delas ainda demandem tempo para serem implantadas e devem ser feitas em conjunto com uma ação federal que revise as leis de imigração.

Em entrevista exclusiva, o governador é questionado sobre temas polêmicos e de real interesse ao imigrante.

Benefícios em educação para os indocumentados, como o in-state tuition, programas de bolsa de estudos, fornecimento de aulas gratuitas de Inglês para imigrantes adultos

Eu acredito veementemente que devemos fornecer acesso à educação para todos, e por isso, apoio a in-state tuition para os imigrantes indocumentados. As crianças que foram trazidas para cá pelos seus pais ou famílias quando eram crianças não devem ser punidas por decisões de seus pais. Entendo completamente quando as pessoas do outro lado da questão dizem que só deve se recompensar as pessoas que agiram de acordo com as regras do jogo e de certo modo, eles estão certos. Mas se você cresceu aqui, cursou o ensino médio aqui e tem trabalhado duro de acordo com a lei, você deve ter acesso à educação de qualidade e isso significa ser capaz de pagar por isso. Neste momento, no entanto, não podemos avançar na questão sem uma reforma ampla de nível federal.

Também apoio plenamente a educação bilíngue. Sabemos que atualmente , com a proficiência limitada em Inglês (LEP), os estudantes imigrantes têm as maiores taxas de abandono a escola do que qualquer outro grupo social, e que a disparidade de desempenho entre alunos da LEP e seus colegas com inglês nativo, está aumentando de forma desproporcional. Defendo um sistema de educação bilíngue que melhor atenda as necessidades de todos os estudantes de Massachusetts.

 Também sou a favor de oferecer aulas de Inglês para alunos adultos, de forma a formar uma força de trabalho melhor preparada,  beneficiando a todos na comunidade, dos empregadores aos trabalhadores e suas famílias.
 
Apoio inclusive cédulas  de voto traduzidas em outras línguas, para melhorar o acesso de voto para a comunidade. Todos em toda a Commonwealth devem ter a oportunidade de ser civicamente envolvidos e deixar que suas vozes sejam ouvidas. O direito de voto é sagrado e devemos assegurar que todos os eleitores têm a oportunidade de compreender plenamente a política do país, e tomar as decisões mais informadas sobre os candidatos e questões eleitorais.

Driver’s License para indocumentados

Novamente, isso é outra questão que não podemos avançar sem uma reforma abrangente no nível federal. Eu APOIO que indocumentados tenham o direito de tirar carteiras de motoristas, porque esta é uma questão de segurança. É preciso ter conhecimento de quem está dirigindo nas ruas e estradas do estado, e ter certeza que eles sabem das regras de trânsito em Massachusetts. Esse é o real benefício de permitir a eles que tenham o documento.


Health Care para indocumentados

Mesmo com a recessão económica mais difícil da nossa história recente,  e com o apertado orçamento estadual, eu fiz questão de assegurar que a saúde fosse preservada para mais de 30.000 imigrantes legais nos cortes recentes do nosso planejamento. Mas não permiti que isso fosse aprovado. Seria injusto com aqueles que contribuem para o estado, através do seu trabalho e do pagamento de impostos.

Contribuições econômicas dos imigrantes ao estado

Na Grande Boston, sozinha, há mais de 8.000 pequenas empresas geridas e criadas por imigrantes, e estas empresas representam mais de $ 5,5 bilhões em vendas anuais e empregam cerca de 37.000 pessoas. Eles contribuirão com $ 304 milhões em impostos estaduais e federais esse ano. Além disso, os imigrantes contribuem comprando casas próprias e dando a sua participação cívica.

 



Reforma Imigratória

 Eu defendo uma reforma abrangente das leis de imigração  em âmbito federal que fornece um caminho à cidadania para os indocumentados, algo que já foi muito abordado no congresso e no meio político do país em geral. Mas ainda não se achou um projeto consistente o bastante com nossos valores, como americanos, e que gere respeito aos imigrantes que estão aqui legalmente, tentando fazer uma vida melhor para eles e suas famílias.  É preciso que o congresso federal aprove um pacote de leis realmente substancial o mais rápido possível, porque sem dúvida, é um problema de suma importância e urgência ao país como um todo, não só para Massachusetts.

SB 1070 Arizona Law

Deixe-me ser claro: Em Massachusetts nunca aprovarei algo similar à essa lei do Arizona. Massachusetts é o lar de uma das populações mais diversificadas e os mais bem qualificados estrangeiros dos Estados Unidos. Muitas das nossas famílias vieram para cá como imigrantes em um momento ou outro, e eu me preocupo com o impacto sobre eles em qualquer ação do meu governo, pois somos uma nação e um estado formados por imigrantes.



Eleições em MA estão acirradas

As eleições para governador de Massachusetts assim como para o congresso federal no próximo  dia 2 de Novembro, estão acirradas e demonstram apenas uma leve vantagem de Deval Patrick sobre o segundo colocado, o republicano Charles Baker.  O independente Tim Cahill e a candidata  Green-Rainbow, Jill Stein, também tentam a vaga na cadeira do executivo. Em última pesquisa eleitoral, realizada pelo jornal The Boston Globe, Patrick liderava com 43%, seguido por Baker, com 39%, Cahill com 8%, Stein com 2% e 8% de indecisos ou que não quiseram opinar.

Fonte: (Da redação)

Top News