Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/11/2010 as 12:00am

Com o apoio dos imigrantes, Deval Patrick se reelege em MA

Na terça ? feira (02), o governador de Massachusetts, Deval Patrick , venceu a disputa nas urnas contra o republicano Charlie Baker, confirmando o favoritismo democrata no estado e garantindo mais 4 anos de seu mandato

 

Por Marcelo Zicker

Na terça – feira (02), o governador de Massachusetts, Deval Patrick , venceu a disputa nas urnas contra o republicano Charlie Baker, confirmando o favoritismo democrata no estado e garantindo mais 4 anos de seu mandato.  O resultado foi encarado com muita decepção pelos republicanos, que esperavam que o ‘efeito Scott Brown’ também assolasse o executivo.

Com 48% dos votos , Patrick viu o sonho republicano de Baker estagnar nos 42% , seguido por 8% do independente Tim Cahill  e 1% da Green-Rainbow, Jill Stein. Considerado um dos estados que melhor superou os efeitos da recessão econômica iniciada em 2008, Massachusetts também foi um dos poucos que não contou com  a invasão republicana nas disputas por cadeiras na câmara de deputados e senado federal nas eleições desse ano. Todos os 10 deputados federais eleitos foram democratas, bem como o tesoureiro e auditor estadual.

Muito aguardadas  também foram as questões chamadas ‘ballot questions’ , espécie de plebiscito nas urnas, onde o eleitor tem o poder de decidir por alguma mudança nas leis do estado através de 3 questões simples. A questão sobre a retirada do imposto sobre a venda de bebidas alcóolicas foi aprovada, sendo as questões sobre o fim do programa de ajuda na obtenção de moradia popular, 40B, e sobre o substancial corte sobre o sales tax ( caindo de 6.5% para 3%)  reprovadas pelos eleitores de Massachusetts.

Na festa da vitória no Hotel Park Plaza, em Boston, Patrick subiu ao palco aos gritos da multidão de "mais quatro anos! mais quatro anos !'' . Com bom humor, Patrick foi extremamente  ovacionado, adentrando o palanque após os telões do local mostrarem Baker fazendo um discurso admitindo a  derrota, e parabenizando a vitória do democrata. "Bem, eu trabalhei pra isso , não é?” , disse ele em meio a aplausos e cercado por sua família, e pelo vice, Tim Murray. "Nós vamos voltar a trabalhar em serviço de uma comunidade mais brilhante e melhor, promovendo um futuro melhor para aqueles que votaram em nós e aqueles que não, igualmente” continuou o governador. O presidente Obama, um amigo e aliado político de Patrick,  ligou  para cumprimentá-lo após o anúncio da vitória.

Em uma corrida que atraiu a atenção nacional, o deputado federal Barney Frank, um ícone liberal e  alvo de conservadores de todo o país, sobreviveu a um combate duro com o republicano Sean Bielat, para no final vencer com folga no 4th distrito. Os democratas também ganharam outros quatro assentos no congresso que tinham sido almejados pelos republicanos. William R. Keating venceu o republicano Jeffrey D. Perry , ocupando o 10th distrito. Também venceram Niki Tsongas de Lowell,  James P. McGovern de Worcester e John Tierney , de Salem, todos com grande vantagem sobre os adversários. Na disputa para tesoureiro, Steve Grossman sagrou-se vitorioso, derrotando Karyn E. Polito.  Na corrida para auditor,a ex-deputada estadual democrata Suzanne M. Bump ,de Great Barrington,  venceu a republicana Maria Z. Connaughton, de Framingham.

 

Na disputa para  procurador-geral do estado, Martha Coakley, 10 meses depois de ter sofrido uma forte derrota nas eleições para  o Senado Federal,  venceu com folga seu adversário republicano, James P. McKenna, para seguir no segundo mandato. Sua vitória foi vista com um novo respiro político para a democrata, que teve a imagem abalada após a derrota na disputa pela cadeira de Edward M. Kennedy  para o republicano Scott Brown.


Fonte: (ABTN - Agência de Notícias Brazilian Times)

Top News