Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/11/2010 as 12:00am

Governo diz estar satisfeito com as eleições para CRBE

Os resultados e quantidade de votantes serão divulgados após o término dop processo eleitoral

 

Por Claudia Carmo

O Itamaraty informou nesta quinta-feira, 04, que  o Ministério das Relações Exteriores está satisfeito com o andamento das eleições para a escolha dos Conselheiros que cormaRepresentantes Brasileiros no Exterior ( CRBE). As eleições tiveram inicio no dia 1º e vai até o dia 9.

Em entrevista ao Brazilian Times, o diplomata Ronaldo Rodegher,  Assessor de Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, disse que os resultados estão sendo satisfatórios para o Governo e que está sendo atingido o objetivo almejado. “Não é hora de divulgarmos detalhes, mas o andamento das eleições atingem nossas expectativas”. Quanto à segurança para não haver nenhuma fraude ou  irregularidade nos votos  ele afirma que “o sistema está bem amarrado e bem  transparente ao movimento de votação e aos dados das pessoas que estão votando.  Uma equipe de 10 pessoas está trabalhando quase 24 horas por dia, apurando e supervisionando o sistema, para que não tenha nenhum problema”.

Ronaldo adiantou que os resultados dos candidatos eleitos serão divulgados assim que todos os procedimentos forem tomados no Itamaraty. “Depois do horário estipulado para o término da votação, vamos recolher todas as informações, examiná-las com cuidado e encaminhár para uma comissão que irá fazer uma avaliação final”, ressaltou.

Ele aponta ainda que a América do Norte e Europa possuem o maior número de participantes nesta votação. “Acredito que isso se deva pelo fato destas comunidades terem a maior populaçãoi”, explica.

O Assessor fez questão de enviar um recado a todos os brasileiros sobre a importância de votar e a preservação dos dados pessoais. “É importante que todos os brasileiros votam para eleger os seus representantes. O sistema é seguro e eficiente. Não precisa ter medo de votar, pois os dados só serão utilizados para este processo eleitoral. Caso o Governo necessite usar alguma informação entrará antes em contato com a pessoa”, ressalta.

Ronaldo disse que todos estão ansiosos para saber e divulgar quem serão os Conselheiros Representantes dos Brasileiros no Exterior.

 

Como votar

Para saber quem são e como votar nos candidatos ao CRBE você deverá entrar no site www.brasileirosnomundo.mre.gov.br e  clicar  na opção "ELEIÇÕES CRBE - VOTE AQUI", no menu à esquerda, ou ao final página para ter acesso à votação.

Para votar, o brasileiro deverá ter mais de 16 anos, residir no exterior e informar, obrigatoriamente, os seguintes dados no formulário eletrônico do sistema de votação:

a) cidade e país, com campo facultativo para estado/província;

b) nome completo;

c) email e telefone;

d) um número de documento oficial brasileiro (passaporte ou CPF ou título de eleitor no exterior ou matrícula consular registrada pelo Consulado da área em que reside, quando aplicável).

Por fim, deverá declarar, sob as penas da lei, ser brasileiro, maior de dezesseis (16) anos, radicado no exterior e que está votando rigorosamente de acordo com as normas das eleições do CRBE.

Fonte: (Da redação)

Top News