Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/11/2010 as 12:00am

Termina nessa terça-feira a votação para CRBE

Termina nesta terça-feira, 09, há meia noite ( horário de Brasilia) e às 9 da noite ( horário local de Massachusetts) o prazo estipulado pelo Ministério das Relações Exteriores, para a votação online, onde serão eleitos os representantes que irão compor

   

Por Claudia Carmo

Termina nesta terça-feira, 09, há meia noite ( horário de Brasilia) e às 9 da noite ( horário local de Massachusetts)  o prazo estipulado pelo Ministério das Relações Exteriores, para a votação online, onde serão eleitos os representantes que irão compor o CRBE – Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior.

A formação do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior foi uma conquista da comunidade para ajudar o Governo Brasileiro a estar ciente e participar ativamente dos problemas vividos pelos brasileiros fora do Brasil.

 Caberá agora a comunidade saber escolher aqueles que irão nos representar nos próximos dois anos. A lista com os candidatos você poderá encontrar no site www.brasileirosnomundo.mre.gov.br

Os brasileiros que ainda não votaram para eleger os nossos representantes devem entrar no site www.brasileirosnomundo.mre.gov.br  e  clicar  na opção "ELEIÇÕES CRBE - VOTE AQUI", no menu à esquerda, ou ao final desta página para ter acesso à votação.

Para votar, o brasileiro deverá ter mais de 16 anos, residir no exterior e informar, obrigatoriamente, os seguintes dados no formulário eletrônico do sistema de votação:

a) cidade e país, com campo facultativo para estado/província;

b) nome completo;

c) email e telefone; e

d) um número de documento oficial brasileiro (passaporte ou CPF ou título de eleitor no exterior ou matrícula consular registrada pelo Consulado da área em que reside, quando aplicável).

Por fim, deverá declarar, sob as penas da lei, ser brasileiro, maior de dezesseis (16) anos, radicado no exterior e que está votando rigorosamente de acordo com as normas das eleições do CRBE.

Ao votar, o brasileiro poderá optar por fazer ou atualizar sua matrícula consular.

Além do telefone (da cidade onde resida), você precisa de um email para poder votar. Se ainda não tiver email, existem diversos serviços gratuitos de correio eletrônico disponíveis na Internet, de fácil e rápida inscrição. Depois de votar, você receberá uma mensagem, via email, para confirmar sua participação na eleição.

O Ministério das Relações Exteriores poderá contatá-lo, caso julgue necessário, para fins de averiguação da regularidade do voto  nos seguintes casos:

A  prestação de informações falsas para o cadastramento como eleitor sujeitará o brasileiro às penalidades previstas na lei brasileira e do país de residência.

 Ao inscrever-se como eleitor para as eleições do CRBE, o cidadão concorda com a possibilidade de o MRE realizar diligências para a verificação da veracidade dos dados informados.

 O MRE tem a prerrogativa de indeferir a inscrição de brasileiro como eleitor caso haja desconfiança justificada sobre as informações prestadas.

Fonte: (Da redação)

Top News