Publicado em 26/11/2010 as 12:00am

Ativista acusa entidade de fraude em NJ

Na última semana, o ativista comunitário Geraldo 'Corredor da Paz' veio à público expor algumas denúncias envolvendo a Brazilian American United Association ? BAUA

 

Na última semana, o ativista comunitário Geraldo ‘Corredor da Paz’ veio à público expor algumas denúncias envolvendo a Brazilian American United Association – BAUA, organização pró-imigrante que atua na região de New Jersey e New York. O ativista afirma que os diretores da instituição, Umbelina Santos e Adnor Pitanga, não realizaram a prestação de contas da instituição e promoveram desvio de verbas, e diversos outros crimes fiscais. Geraldo divulgou a sua indignação com um video na internet.

O ativista afirma que,  por conta das denúncias, tem sofrido ameaças da diretoria da entidade. “ Estão tentando me intimidar, falaram até em chamar a Imigração para mim, afirmando que vão me deportar. Eu não tenho medo de ameaças, quero que essas irregularidades sejam esclarecidas” afirma. Segundo Geraldo, até hoje não se prestou contas das atividades da entidade, e também há uma tentativa de corromper o pleito anual da diretoria da empresa. “ Segundo o estatuto, as Chapas teriam que ser apresentadas até o dia 30 de novembro, pra concorrer em eleições marcadas para a segunda semana de dezembro. Mas a  presidente da associação, Umbelina dos Santos, e o presidente da assembléia geral,  Adnor Pitanga, conseguiram adiar as datas para 18 de janeiro, para ganhar tempo e manipular o pleito, querem continuar no poder”denuncia o ativista.

Afirmando que a empresa sempre está fechada, e a diretora nunca presente na sede, Geraldo ainda dá a sua versão de um recente episódio ocorrido na instituição. “ Um brasileiro homossexual e que procurava ajuda para pedir asilo no país, foi sumariamente ignorado pela diretoria da BAUA por puro preconceito. Eles não quiseram dar assistência a ele, por discriminação ao fato de ele ser gay. Há pouco, descobri que ele veio a falecer por questões de saúde, mas a falta de suporte e apoio foi possivelmente decisivo nesse trágico desfecho” relata.

O vídeo foi divulgado no site vejatv.com (www.vejatv.com/video-14921.Desabafo-de-Geraldo-Corredor-da-Paz.html) juntamente com a divulgação de um relatório com contas da BAUA e referências ao estatuto da entidade ( http://www.jornal.us/article-5298.Diretoria-da-BAUA-acusada-de-fraude-administrativa.html). O jornal Brazilian Times tentou entrar em contato com o corpo diretivo da instituição, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

Fonte: (Da redação)