Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/11/2010 as 12:00am

Capoeiristas re reúnem em Cambridge/MA

Os Mandingueiros dos Palmares farão cerimônia de batizado, troca de cordas e formatura

 

Por Luciano Sodré

 

Acontecerá no dia 4 de dezembro a reunião dos Mandingueiros dos Palmares em Boston, um dos grupos de capoeiristas mais respeitados em todo o mundo. O evento, promovido pela Associação de Capoeira Mandingueiros dos Palmares, terá batizado, troca de cordas e formatura de alguns alunos. O mestre Chuvisco lembra que este trabalho começou em 1995, em Boston, no estado de Massachusetts e que se espalhou por vários países, entre eles o Brasil.

Foi neste ano que ele, ao lado de sua família (Monitor Chuvisco – Guthemberg Teixeira, Graduado Cursico – Spylberg Moreira e Instrutor Tempestade – Rodrigo Almeida), se mudou definitivamente para os Estados Unidos. Desde então conseguiu colocar seu nome entre os mais destacados na capoeira mundial. Mas ele já era apontado como um dos baluartes da capoeira mineira, sendo um dos mais renomados de Belo Horizonte. Ele foi formado pela lenda vida do esporte Grão-Mestre Dunga.

A preocupação de Chuvisco é ensinar e propagar a capoeira de maneira responsável e sempre preocupado com as raízes desta cultura. “Nosso objetivo é respeitar as tradições e valorizar a identidade de cada pessoa”, salienta acrescentando que é preciso ter amor e disciplina pela arte para conseguir jogar capoeira.

Para o evento deste ano, Chuvisco destaca que haverá cerimônias de graduação, trocas de cordas e a formatura de alguns alunos. Ele destaca a presença de vários mestres da arte, além de mestrandos, contra-mestres, professores, instrutores e monitores. “Eles virão de várias partes dos Estados Unidos e do Brasil”, fala acrescentando que a participação especial será o Mestre João Grande.

Chuvisco convida a comunidade brasileira e os amantes da capoeira para prestigiar a festa que “com certeza será inesquecível”. Ele acrescenta que os Mandingueiros estão em festa e querem comemorar junto com as pessoas este momento importante. O local do evento é no número 680 da Huron Avenue, em Cambridge-Massachusetts.

 

DENÚNCIA

Chuvisco, preocupado em manter as tradições e o respeito que adquiriu ao longo de 37 anos a frente dos Mandingueiros dos Palmares esclarece que surgiram alguns grupos usando o nome da agremiação de maneira errônea. “Não temos nenhuma ligação com estes grupos e somos uma família de capoeiristas comprometida com os ideais de bons cidadãos, valorizando o respeito dentro e fora da capoeira”, desabafa.

Ele ressalta que continua desenvolvendo seu trabalho apoiado pelos seus filhos Monitor Chuvisco – Guthemberg Teixeira (Tutu), Graduado Curisco – Spylberg Moreira (Lelê) e o Instrutor Tempestade – Rodrigo Almeida (campeão de MMA).

Mais informações sobre os Mandingueiros podem ser obtidas no site www.mestrechuvisco.com ou através do telefone (617) 259-5628.

Fonte: (Da redação)

Top News