Publicado em 3/12/2010 as 12:00am

CIB realiza palestra sobre segurança no trabalho

Palestra da "Série Informe-se" é dirigida a empregadores e empregados

 

Encerrando a “Série Informe-se” para o ano de 2010, o Centro do Imigrante Brasileiro - CIB estará realizando uma palestra que abordará temas sobre segurança no local de trabalho.

A clínica, que tem o formato de bate papo entre palestrante e os presentes, será liderada por Rony Jabour, instrutor certificado da OSHA. Voluntários do Centro do Imigrante também estarão disponíveis depois da palestra para auxiliar os presentes com seus casos individuais.

“Nós vamos abordar a segurança no trabalho. Tudo que o patrão e o funcionário devem saber para se manterem seguros e não acarretar problemas para a empresa”, explica Rony Jabour, que já trabalha neste campo há quatro anos em parceria com o Centro do Imigrante e outras organizações locais.

Segundo ele, a necessidade destas clínicas é crítica, devido ao índice elevado de brasileiros que sofrem acidentes no trabalho.

“O número de brasileiros que se acidentam no trabalho é muito alto. Em 2007, 40% das mortes em locais de trabalho em Massachusetts foram de brasileiros. Fora os acidentes que acontecem por aí que a gente nunca fica sabendo porque as pessoas não reportam”, acrescenta Rony, afirmando que grande parte do problema é a desinformação.

“Eles acham que estão trabalhando com segurança, mas a gente não pode trabalhar com base no achar”, diz. “Às vezes, por uma escada colocada na posição errada, o patrão recebe $800 dólares de multa”, explica.

As palestras da Série “Informe-Se” iniciaram no dia 1º de setembro, com uma clínica sobre direitos e responsabilidades do inquilino. Devido ao sucesso do programa, o Centro já está preparando o calendário da nova série de palestras para 2011.

O Centro do Imigrante está aberto de segunda à quinta, das 12h às 6h, para atendimento ao público, que inclui, entre outros, agendamento consular, classes de inglês e assistência geral. O Centro também recebe novos casos de queixas trabalhistas às quartas-feiras, à partir das 1 da tarde.

O Workshop de Segurança no Trabalho acontece nesta quarta, dia 8 de dezembro, à partir das 6:30 da noite. Interessados devem registrar-se para o workshop de segurança no trabalho através do telefone (617) 783-8001 ou email bic@braziliancenter.org. O Centro do Imigrante Brasileiro fica localizado em 14 Harvard Ave, 2º andar, Allston, MA.

 

 

Fonte: (Da redação)