Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/01/2011 as 12:00am

Eleitos assumem oficialmente nova diretoria

A cerimônia de posse da Chapa "Renovar & Mudar" contou com a presença de vários profissionais da imprensa local, comerciantes, líderes religiosos e representantes comunitários

Na tarde do último domingo (23), foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Brazilian American United Association – BAUA, para a gestão 2011. O evento contou com a presença de vários profissionais da imprensa local, comerciantes, líderes religiosos e personalidades, entre elas, um representante do Consulado Geral do Brasil em New York e Ester Sanchez Naeck, representante oficial do Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior – CRBE. Ester veio de Connecticut especialmente para participar da cerimônia.

Presidida por Umbelina Santos, presidente da entidade durante a gestão 2010, e Adnor Pitanga, ex-presidente da Assembleia Geral, a cerimônia foi marcada por desabafos, confrontos e esclarecimentos, muitos deles resultado da onda de rumores anônimos de corrupção que abalou a entidade entre novembro e dezembro do ano passado.  Os rumores foram divulgados através mensagens eletrônicas, sob o pseudônimo “Maria Silva”, e denunciados pelo fotógrafo freelancer Geraldo da Silva Carlos, conhecido popularmente como “Corredor da Paz”, no canal de TV online VejaTV.

 

Onda de rumores

Na tarde de 22 de novembro, uma onda de acusações anônimas via online abateu-se sobre a administração da Brazilian American United Association – BAUA, fundada em 21 de abril de 1996 e com sede em Newark (NJ). Através do correio eletrônico: bauacadeodinheirodopovo@hotmail.com, um internauta utilizando o pseudônimo “Maria Silva” acusou a ex-presidência da entidade beneficente de “burlar o estatuto e emitir cheques em seu próprio nome e até em nome de netos” de representantes da diretoria.

“Mediante isso, já se passaram 14 anos e muitas águas se passaram por debaixo dessa ponte e sobre as nossas cabeças, mas a diretoria da BAUA, nestes dois anos, extrapolou todos os limites da moral e legalidade. Quando assumiu a diretoria executiva da entidade, a Sra. Umbelina Santos, com uma chapa composta somente de mulheres, prometeu moralizar e dar visibilidade às contas e atos da entidade, mas o que estamos presenciando há dois anos é uma autêntica formação de quadrilha”, acusou a mensagem eletrônica.

 

Denúncias no VejaTV

Entretanto, esta não é a primeira vez que a administração da BAUA se vê emaranhada em escândalos e polêmicas. Há aproximadamente 2 anos, durante a transição de gestão do Sr. Francisco Sampa, um confronto entre ele e o sócio fundador Renato Baptista ganhou espaço na Internet, através do portal VejaTV, Orkut e Youtube. Na ocasião, o fatídico incidente, marcado por xingamentos, gritos e empurrões, foi registrado pelo fotógrafo freelancer Geraldo “Corredor da Paz”, que divulgou online os insultos. Novamente, Geraldo, ex-diretor social da BAUA, se encontrou em meio à polêmica com um vídeo criado por ele, exibido pelo VejaTV.com, durante o qual ele cita as acusações feitas por “Maria Silva”.

Sampa dá explicações

Na noite de domingo, durante a sessão de prestação de contas, foram postas em questão as dívidas antigas da entidade. De repente, o Sr. Francisco da Silva Filho, também conhecido como “Francisco Sampa”, ex-presidente da BAUA, chegou ao local, pediu a palavra, subiu ao palco e defendeu a lisura de sua gestão. Em seu discurso, Sampa admitiu “alguns prováveis erros” em sua administração, mas negou qualquer ato de desonestidade ou corrupção de sua parte.

 

Polêmica

Na ocasião, o presidente da Assembléia Geral, Adnor Pitanga, alegou que Geraldo da Silva Carlos tentou denegrir a imagem da entidade ao denunciar a onda de rumores, baseado no estatuto da BAUA que prevê a expulsão de qualquer membro que, conscientemente, prejudique a instituição. Como consequência, foi realizada uma votação de última hora para definir o destino do atual presidente da Assembléia Geral na gestão 2011. O resultado da votação foi favorável a Geraldo, que arrebatou 85% dos votos, em contraste com 10% indecisos e 5% contra.

 

Despedida

Em seu discurso de encerramento, D. Umbelina Santos frisou a atualização das declarações do imposto de renda da entidade desde o ano 2007 até 2010 durante sua gestão e agradeceu a presença de todos e desejou sucesso à nova diretoria.

Cerca de 4 horas depois do início da cerimônia, a nova diretoria da BAUA tomou oficialmente posse para a gestão 2011. Entre os membros da nova administração estão: Presidente: Marli Cagley; 1ª Vice-presidente: Cláudia Cascardo; 2º Vice-presidente: Paulo Ramos; 1º Secretário: José Poncio; 2ª Secretária: Aline Guimarães; 1ª Tesoureira: Luciana Martins; 2ª Tesoureira: Patrícia Santos; Diretora social: Bianca Poncio e Diretora de patrimônio: Raquel Cagley. Entre os suplentes: 1) Antônio Rodrigues; 2) Stephanie Gonçalves; 3) Vera Silva; 4) Priscila Cagley; 5) Cleiva Alakani e 6) Marília da Costa. Membros da Assembléia Geral: Presidente: Geraldo da Silva Carlos; Vice-presidente: José Silva; 1ª Secretária: Priscila Souza e 2º Secretário: Fernando Zamboti. Membros do Conselho Fiscal: Presidente: César Augusto Cascardo; Vice-presidente: Kênia Christina Barbosa e Relatora: Maristela Martins.

 


Fonte: (Da redação)

Top News