Publicado em 9/02/2011 as 12:00am

ONG quer registrar brasileiros que são cidadãos americanos para serem votantes nos EUA

O Brazilian-American League of Voters almeja registrar este ano mais de 5.000 brasileiros que são elegíveis para votar no país e levá-los às urnas nas próximas eleições

 

Com a intenção de gerar uma consciência política em milhares de brasileiros que já são cidadãos americanos ou já são elegíveis para a cidadania, um grupo de brasileiros se uniu em prol de levar informação e ajuda para essas pessoas, sob forma de uma organização situada em Massachusetts, chamada Brazilian-American League of Voters.

Para um dos participantes do grupo, Antônio Márcio, é uma oportunidade de mostrar às pessoas, a importância de se envolverem com a política do país e praticarem seus deveres cívicos. “ A idéia do projeto surgiu em conversas com amigos que são votantes participativos, que são envolvidos com a política e que se mostraram preocupados com o número de brasileiros que não exercem esse direito muitas vezes por não saberem em como proceder” revela ele.

Antônio afirma que a missão da organização é também encorajar brasileiros com Green Card  a aplicarem para a cidadania, caso sejam elegíveis. “Muitos não sabem como funciona o processo de cidadania, e tem problemas no preenchimento dos papéis para o trâmite. Queremos também dar esse suporte e gerar um efeito cascata, onde eles poderão ajudar outras pessoas assim como nós fizemos por eles” revela.

A missão principal do grupo é registrar mais de 5.000 brasileiros que são elegíveis para votar no país ainda esse ano e levá-los às urnas nas próximas eleições. “ Não apoiamos nenhum partido político. Queremos que os brasileiros se tornem envolvidos e façam sua escolha de acordo com as necessidades da comunidade” revela Antônio, que afirma que a organização tem planos de realizar workshops e palestras para explicar e esclarecer acerca do processo político do país.

A criação de uma lista de votantes está entre as prioridades do grupo. “ Não queremos criar uma ONG, com pessoas específicas falando por ela. Esse grupo é de todos, todos vão participar e essa lista só vai crescer com a participação de cada um, em conscientizar amigos, parentes e pessoas que são elegíveis a serem cidadãs e serem votantes. Só assim vamos ter participação nas decisões políticas do país, naqueles assuntos que interessam aos imigrantes e à nossa comunidade” alerta Antônio.

Para mais informações acerca do  Brazilian-American League of Voters e de como se inscrever e participar pode contatar Antônio Márcio pelo número (508) 207-3793 ou pelo email info@nosvotamos.com.

Fonte: (Da redação)