Publicado em 21/02/2011 as 12:00am

Polícia de Marlborough/MA pode contratar brasileiros

O Chefe de Polícia de Marlborough ? MA, Mark F.Leonard, afirmou em visita ao programa Conexão Brasil, da rádio WSRO 650 AM

 

Em visita ao programa Conexão Brasil, da rádio WSRO 650 AM, de Framingham – MA , na última quinta- feira(17),  o Chefe de Polícia de Marlborough – MA, Mark F.Leonard, afirmou que o departamento da cidade já iniciou processo de seleção para a contratação de dois oficiais que falam a língua portuguesa fluentemente. Segundo apurado pela nossa equipe de reportagem, alguns brasileiros estão na disputa que poderá render um novo capítulo na relação da comunidade com o departamento policial da cidade.

Entre os assuntos debatidos no programa, a violência doméstica foi um dos mais polêmicos, com o policial enfocando a necessidade de denunciar qualquer tipo de abuso dentro do lar. “ Queremos servir a nossa comunidade e zelar pela sua segurança. Não nos interessa saber o status migratório de ninguém que é vítima ou testemunha de um crime ou violência” afirmou o chefe de polícia. Para Leonard, a omissão na denúncia de crimes, dificulta o trabalho da polícia e pode corromper uma família para sempre. “ A mulher sempre sofre muita pressão e sente medo de ver sua família desmantelada por uma deportação. Mas é importante que as pessoas pensem que não podemos aceitar a violência física dentro de uma família. As pessoas devem confiar na polícia, mesmo indocumentadas” opina o radialista Ilton Lisboa, que é âncora do programa.

Assim como o chefe de polícia de Everett e de Milford, Mark F.Leonard, também se colocou a favor do fornecimento de habilitação para indocumentados. “ Seria o mais justo, mas infelizmente não é o que acontece em Massachusetts. Entretanto, estamos periodicamente realizando treinamentos com nossos oficiais afim de enfocar uma maior tolerância com os imigrantes, principalmente no que diz respeito a abordagem policial e ao procedimento a ser adotado para cada infração” relatou Leonard.

Segundo o chefe de polícia, a contratação de dois novos oficiais se faz necessária frente à grande população de língua portuguesa da cidade. “ Queremos gerar uma aproximação com essas pessoas e a língua é um fato preponderante para ganhar essa confiança. Mesmo aqueles que ainda se sentem ameaçados, eu me coloco a disposição para atendê-los em qualquer problema, demonstrando que estou aqui para servi-los, estando no país legalmente ou não” revelou Leonard, que salientou que as pessoas podem também procurar Ilton Lisboa para ajudá-los na denúncia de casos de violência doméstica ou qualquer outro tipo de crime.

Programa recebeu Chefe de Polícia de Everett – MA no dia 10

O programa Conexão Brasil, que já teve como convidados outros chefes de polícia anteriormente como os das cidades de Milford e Framingham , recebeu, no dia 10 de fevereiro, Steven Mazzie,  Chefe de Polícia de Everett, outra cidade bastante conhecida por contar com uma grande comunidade brasileira.

Entre os assuntos discutidos, a carteira de motorista para indocumentados dominou grande parte do programa. “ Muita gente ainda mantém a esperança de um dia Massachusetts fornecer a carteira de  motorista para indocumentados como ocorre em outros estados como Washington. Ele se posicionou a favor, justificando que a documentação ajudaria no trabalho policial, e credenciaria os bons motoristas a estarem trafegando pelos limites da cidade” afirma Ilton Lisboa. Sobre o Secure Communities, Mazzie afirmou que a polícia só vai atuar em parceria com o ICE, quando envolver crimes violentos e que sejam passíveis de prisão. “Os imigrantes abordados por questões menores podem ficar tranqüilos, só queremos o criminosos perigosos e violentos” disse o policial. “ O programa é um plano federal que combate criminosos que estão ameaçando a segurança da nossa população. Se ele cometeu algo grave e está irregular no país, acho que a sua deportação beneficia a todos, até mesmo os outros imigrantes” completou.

 

Fonte: (Da redação)