Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/03/2011 as 12:00am

Senadores querem apertar o cerco contra vistos de estudante

Massachusetts é um dos destinos preferidos dos brasileiros que visitam o país através do visto de estudante. O visto pode legitimar a concessão de documentos importantes como a Driver's License e o Social Security Number.

Cinco senadores federais anunciaram nessa semana, que planejam combater fraudes em escolas que cedem vistos de estudante para entrangeiros. Diane Feisntein da California, Claire McCaskill do Missouri, Jon Tester de Montana, Bill Nelson da Flórida e Charles Schumer de New York, afirmam que o visto de estudante tem sido 'um meio para a entrada de terroristas e criminosos ao país'.
Todos democratas, os senadores pediram ao U.S. Citizenship and Immigration Services and Homeland Security, que forneça informações que ajudem a identificar escolas que praticam atividades fraudulentas. Como argumento, eles afirmam que alguns dos terroristas envolvidos no ataque do 11 de Setembro de 2001, entraram no país com o visto, também conhecido como F1. " Escolas falsas não são instituições que oferecem qualidade de ensino, mas sim uma opção para manipular as leis vigentes de imigração, na admissão de estrangeiros no nosso país" afirmaram os senadores em comunicado público. " Quando o programa de visto de estudante é  manipulado por fraudadores, abala todo a viabilidade do programa para a grande maioria que está aqui com boas intenções" diz o comunicado.
O grupo de senadores irá pedir às agências federais de segurança, que determinem 'fatores de alto risco' com 90 dias, e que conduzam visitar mais constantes às escolas com histórico de fraude ou falta de informações sobre os alunos. Penalidades mais severas também estão sendo requeridas pelo legisladores, para combater a atuação de instituições de ensino que realizam fraudes. " As penalidades existentes para fraudes em vistos de estudante são muito brandas para deter os fraudadores, que tem feito desse mercado criminoso, uma maneira de lucrar em cima  dos milhares de dólares gastos por esses estrangeiros. As novas sanções irão trazer mais justiça no trato com essas instituições criminosas" disse os senadores.
Massachusetts é um dos destinos mais escolhidos por brasileiros que visitam o país através de um visto de estudante. Muitos fazem da oportunidade uma maneira de aprender a língua e estar legalmente no país, podendo até estendê-lo para outros tipos de vistos e status. O status de estudante também legilitma a concessão de documentos importantes como a Driver's License  e o Social Security Number.
Agências federais ainda não se pronunciaram sobre a requisição.

Fonte: (da redação)

Top News