Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/03/2011 as 12:00am

População imigrante ultrapassa 50 milhões nos EUA

Em estados que fazem fronteira com outros países, como o Texas, os pesquisadores afirmam que a população hispânica deverá ultrapassar a de brancos, durante a próxima década

Segundo informações do U.S. Census Bureau, a população imigrante latina do país teria ultrapassado as 50 milhões de pessoas.

Os resultados devem demonstrar a boa representação dos imigrantes no crescimento populacional do país, desde 2000. “ A cara do país está mudando” afirmou Jeffrey Passel, pesquisador da Pew Hispanic Center, à rede de TV CNN. Ainda segundo ele, a população não-imigrante e branca, permaneceu sem grande crescimento.  Os asiáticos também cresceram tanto quanto os latinos, mesmo com os últimos ainda tendo uma população  três vezes maior. O Census coletou dados de latinos em 48 estados.

Alabama, Tennessee, Kentucky e outros 5 estados dobraram a sua população latina. Em geral, o estudo demonstrou que o país se tornou mais diverso etnicamente. Anteriormente, a população latina se concentrava majoritariamente em 8 ou 9 estados, mas agora se mostra presente em toda a nação.

Em estados que fazem fronteira com outros países, como o Texas, os pesquisadores afirmam que a população hispânica deverá ultrapassar a de brancos, na próxima década.  “ Sem dúvidas nós estamos nos tornando um estado hispânico” afirma o demógrafo do Texas, Lloyd Potter. “ Eu vivo em San Antonio, e existem propagandas, programas de TV, e jornais em todo lugar. Meus vizinhos não falam bem o inglês e, como falo um pouco de espanhol, eu posso interagir com eles” completa.

Imigrantes brasileiros tem forte participação econômica, afirma pesquisador

Os imigrantes brasileiros são donos de mais de 3.792 pequenas e médias
empresas, com cerca de 28 por cento destas localizadas em Massachusetts. Estas empresas registram receitas anuais de $272 milhões de dólares e contribuem $179 milhões de dólares para o produto regional bruto. Elas empregam 2.756 pessoas diretamente além de criarem 1.756 empregos indiretos, o que se reverte em $12,8 milhões de dólares em impostos estaduais e federais.Os dados são do Diretor de Pesquisas da cidade de Boston – MA, Álvaro Lima, e impressionam pela influência econômica dos brasileiros em Massachusetts e em todo o país. “O impacto econômico medido tanto pela contribuição dos trabalhadores brasileiros para o produto bruto regional quanto pelos gastos com o consumo da população brasileira residente no estado, demonstra a importância dos brasileiros para a economia de Massachusetts” afirma ele, em entrevista ao BT.

 

“ Coletivamente, eles contribuem $1 bilhão para o produto bruto regional, mais

de $1 bilhão em gastos com consumo e $295 milhões em impostos estaduais e

federais.  Estas contribuições, implicam na criação de mais de 9.500

empregos diretos para a economia do estado” finaliza Álvaro.

Fonte: (da redação)

Top News