Publicado em 8/04/2011 as 12:00am

Ídolos do Futebol são presenças ilustres em evento de MA

A Grande Festa do Futebol Brasileiro em Massachusetts, prestará homenagens para mais de 100 craques do presente e do passado nesse sábado (09), em East Boston

O empresário de esportes Ader Carreiro está organizando, juntamente com a Classic Productions e o jornal Brazilian Times, o maior evento dedicado aos jogadores de futebol que são ou foram destaque na comunidade brasileira em Massachusetts, A Grande Festa do Futebol Brasileiro.

O evento desse sábado vai contar com presenças ilustres, que fizeram história no Futebol Brasileiro.  O ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite, um dos maiores artilheiros da história do Cruzeiro, Joãozinho, e o ex-jogador da Seleção Brasileira, Elzo Coelho, são alguns dos grandes homenageados da festa. 

João Leite da Silva Neto, mais conhecido como João Leite, é um dos maiores ídolos da história do Atlético Mineiro. O ex-goleiro foi o jogador que mais atuou pelo clube, através de 684 partidas, entre 1976 e 1989. Além disso, possui o recorde de títulos mineiros: venceu 11 vezes o campeonato estadual, além de participar da conquista da Copa Conmebol de 1992.

Em entrevista por telefone ao BT, o ex-goleiro se disse honrado em participar da festa  ao lado de ícones do esporte.  “ Será uma oportunidade de reencontrar vários atletas brasileiros, que atuaram no Brasil e dos quais sempre tive boas relações dentro e fora do campo. Muitos deles fizeram história no Brasil e nos EUA, em diversas modalidades” afirmou ele. “ O convite de participar dessa festa foi algo que me empolgou de imediato. Será muito interessante reencontrar com esses símbolos do esporte, que deram tantas alegrias para torcedores e entusiastas do futebol” completou. Para ele, a festa fomentará a prática do esporte em Massachusetts e destacará outros fatores positivos da modalidade. “ Grandes celebrações como essa jogam luz sobre o fator social do futebol, premiando aqueles que tem se dedicado e revelado talentos do esporte” afirma João Leite.  “ O futebol tem o poder de nos unir através de nossas raízes com o esporte” completa ele.

O cruzeirense Joãozinho, conhecido por "Bailarino" e por Joãozinho Travolta,  devido aos seus dribles desconcertantes e seus gols deslumbrantes,  sendo considerado o maior driblador que já atuou em Minas Gerais. Ele jogou  pelo Cruzeiro a partir de meados dos anos 70 até o começo dos anos 80, e entre os títulos conquistados estão uma taça Libertadores da América ( 1976) e  5 títulos mineiros. Ele também é considerado o 11° maior artilheiro da história do clube, sendo o 7° que mais vestiu a camisa do clube.

 

O virtuosismo era a arma principal do genial jogador, conhecido por seus cruzamentos perfeitos, passes, armações e finalizações impecáveis.  Protagonista do título da libertadores de 76, Joãozinho fez o gol que deu o título ao time azul celeste.  Apesar de sempre utilizar o número 11 às costas, Joãozinho jogou o torneio com a 10, em tática do técnico do clube à época, Zezé Moreira, para enganar os adversários. Disputou 482 jogos com a camisa celeste e marcou 116 gols. Entrou em campo 6 vezes pela seleção brasileira entre 1980 e 1981.

Elzo Coelho começou na Internacional, de Limeira. Foi contratado em 1984 pelo Atlético Mineiro, onde conquistaria os Campeonatos Mineiros de 1985 e 1986. Surpreendentemente, foi convocado pelo técnico Telê Santana da Silva em março de 1986, acabou titular do Brasil na Copa do Mundo daquele ano, e foi eleito um dos melhores do mundial.

No total, Elzo jogou onze partidas pela seleção brasileira, entre março e junho de 1986. Ficou no Atlético até 1987, quando foi vendido ao Benfica. Na temporada de 1987-88, ele disputou a final da Liga dos Campeões, perdida para o holandês PSV Eindhoven nos pênaltis. No ano seguinte, retornou ao Brasil para defender o Palmeiras, onde ganhou a bola de prata em 89, e onde ficou até 1990. Em entrevista à uma revista brasileira, afirmou : "Eu me antecipava aos adversários e por isso sempre ficava com a bola”.

 

Evento é parceria entre empresário e jornal Brazilian Times

Também atuando como treinador de futebol, o empresário Ader Carreiro  sempre sonhou em unir e congratular aqueles que contribuíram para a profissionalização da modalidade nos EUA, e afirma que o evento também pode gerar incentivo para novas gerações. “ Eu sempre almejei reunir amigos e ex-profissionais, que foram parte do desenvolvimento do esporte nos EUA. Será uma grande honra organizar uma festa de Gala, tão esperada como esta” afirma Ader.

Ader tem uma longa trajetória no esporte, com diversos campeonatos e torneios e muitos títulos acumulados na posição de treinador. Para ele, o título mais importante que conquistou foi o Campeonato das Nações em 2009, em Lowell, e o campeonato nacional de Master, em 2010. “ Eu realmente amo o esporte e o futebol, e nada mais justo do que homenagear aqueles que fizeram parte dessa história” revela.

Homenagens serão realizadas

Entre os participantes da festa, 50 jogadores do presente e do passado serão homenageados durante o jantar de Gala, que promete um momento histórico entre os amantes do esporte.  Com capacidade para até 1.000 pessoas o local do evento, Madonna Queen Shrine, em East Boston, receberá familiares, amigos, admiradores, empresários e aquelas pessoas que são apaixonadas pelo futebol brasileiro.

Primeira de muitas solenidades

Ader também afirma que o futebol não vai ser a única modalidade a ser homenageada nas próximas edições do evento. “Pretendemos nos próximos encontros, dar a oportunidade para outros atletas de modalidades diferentes, também serem congratulados por suas contribuições ao esporte” relata ele, reafirmando o evento como a ‘maior festa esportiva do ano’.

Serviço

Grande Festa do Futebol Brasileiro

Local : Madonna Queen Shrine – 150, Orient Avenue, East Boston – MA, 02128

Data : 09 de Abril, a partir das 8:00pm

Ingressos /Mais informações  : (617) 864 – 0069, (617) 777 – 4139, (617) 908 – 3340

Fonte: (da redação)