Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/04/2011 as 12:00am

Governo de MA cancela encontros sobre o Secure Communities

Devido ao clima de animosidade entre ativistas e anti-imigrantes durante os últimos encontros, o governo de Massachusetts resolveu cancelar 4 dos 10 eventos programados, por 'motivos de segurança'

A Secretaria Executiva de Segurança Pública de Massachusetts anunciou no sábado (16), durante o encontro sobre o programa Secure Communities, que cancelou 4 dos 10 encontros marcados para discutir a medida, por ‘motivos de segurança’.

O quarto encontro, que foi promovido em Waltham –MA, contou com grande participação de ativistas anti-imigrantes, que testemunharam em favor do programa e contra os indocumentados. Um dos manifestantes, vestido com uma camisa com a bandeira norte-americana, que se apresentou como descendente de marroquinos e ucranianos, foi duro ao falar sobre o tema. “ Quero lembrar a todos como esse país foi formado. Foi formado para defender a igualdade de todos perante a lei. Vocês que estão aqui ilegalmente, estão mostrando um desrespeito à lei desse país” afirmou ele, em tom agressivo. O ambiente, que contava com certa animosidade entre imigrantes e manifestantes a favor do programa, culminou em um encerramento do encontro mais cedo que o previsto, devido à exaltação dos presentes.

Segundo dados do governo estadual, os encontros já receberam mais de mil presentes, que puderam demonstrar a sua opinião acerca do Secure Communities. Os encontros anteriores, ocorridos em Worcester, Framingham e Lawrence, contou com forte participação de ativistas em prol e contra o programa. Durante o encontro em Waltham, foi anunciado que apenas dois outros encontros serão organizados, em Chelsea no dia 28 de Abril, e Brockton, no dia  14 de Maio, cancelando outros 4 que estavam previstos para acontecer. “ Os encontros tem se mostrado incrivelmente úteis no fornecimento de informações sobre o programa, e se configurado um espaço aberto para um diálogo com os diferentes envolvidos na proposta, que estão interessados em dividir suas opiniões e pensamentos sobre a implementação do Secure Communities pela Federal Immigration and Customs Enforcement (ICE)” afirmou a secretária do Escritório de Segurança Pública. “ Consolidamos o restantes das reuniões em dois encontros finais para garantir que os nossos recursos serão utilizados de forma eficiente enquanto oferecemos as melhores oportunidades para que a comunidade compareça à esses encontros e troquem suas opiniões”  completou ela, ao confirmar o cancelamento dos encontros que aconteceriam em Lowell, New Bedford, Springfield e Boston.

O anúncio do cancelamento dos encontros não foi bem recebido por ativistas e organizações pró-imigrantes. O Grupo Mulher Brasileira lançou um comunicado condenando a medida. “A melhor forma da administração Patrick lidar com sua preocupação com segurança é declinar  de implementar o programa Comunidades Seguras,” disse Heloisa Maria Galvão, Diretora-Executiva do GMB. “O tom acrimonioso de alguns durante as reuniões é o que os imigrantes enfrentam todos os dias. Isto nos entristece, mas não nos assusta e a administração Patrick não deve se deixar amedrontar nem deve tentar nos calar” afirmou a ativista. “O Grupo Mulher Brasileira apela ao governador para não implementar este programa federal, o qual vai levar nosso povo mais ainda a viver escondido e silencioso. E convida toda a comunidade brasileira a juntar-se ao Grupo Mulher Brasileira nas duas últimas audiências públicas. Mais do que nunca, o Governador Deval Patrick precisa ouvir a nossa voz”  completou Heloísa.

Aqueles que não puderem comparecer aos últimos encontros e queiram expor suas opiniões para o governo estadual, podem ligar no Governor's Office of Constituent Services, no número (617) 725 – 4025.

Encontros restantes

 

 

Chelsea: 
Quando  :  Quinta-Feira, 28 de Abril

Horário  :  6pm à 8pm

Onde  :  Chelsea High School ( 299 Everett Avenue, Chelsea, MA 02150)

Brockton:
Quando : Sábado, 14 de Maio

Horário  : 12pm à 2pm:

Onde  :  Massasoit Community College (770 Crescent Street, Brockton, MA 02302)

Fonte: (da redação)

Top News