Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/04/2011 as 12:00am

Harvard promove 9ª Semana do Brasil na universidade

Em sua nona edição, a universidade dedica uma semana inteiramente ao Brasil. O tema escolhido para esse ano é "Translating, Trespassing, Transversing: Music and Poetry from Brazil, Elsewhere and Everywhere"

O Departamento de Estudos sobre o Brasil, da Harvard University, está promovendo nessa semana, a Nona Semana do Brasil na universidade, que completa 9 anos de muita celebração da cultura e costumes brasileiros, com palestras e seminários acerca do país. O tema desse ano é "Translating, Trespassing, Transversing: Music and Poetry from Brazil, Elsewhere and Everywhere".

Na terça-feira, dia 19, ocorreu um seminário sobre a obra de um dos maiores compositores de samba do Brasil,  o finado Cartola, que contou com uma palestra realizada pelo  professor Dylan Robbins, do Departamento de Estudos Literários da Boston University. Em seguida, a banda Receita de Samba Duo, formada por Anna Borges e Bill Ward, se apresentou com um repertório dedicado ao compositor e suas canções clássicas.

A programação dedicada ao Brasil segue nos próximos dias, com um seminário ministrado pelo diretor do Departamento de Língua Portuguesa da Academia Militar dos Estados Unidos, Christopher Lewis, que falará dos trabalhos realizados na academia e no exército com os brasileiros que pertencem à instituição.  A conferência ocorrerá na quinta – feira(21) das 6pm à 8pm.

Na sexta – feira, dia 22, acontece dois eventos finais, com um seminário dedicado ao trabalho da tradução de outras linguagens para o português, elucidando sobre dificuldades e principais obstáculos que a língua impõe para certas traduções e  como tomar os caminhos corretos para não perder significados e conceitos de expressões características de cada linguagem.  Em seguida, será promovida uma conversação em português , onde participantes brasileiros e estudantes americanos da língua portuguesa, vão poder discutir assuntos atuais e praticar a língua.

À frente do Departamento dedicado ao Brasil, está  o americano Aaron Litvin,  que fala português fluentemente, e que recentemente lançou um filme-documentário sobre a comunidade brasileira do Japão, ‘From Brazil To Japan’. "A participação nos seminários tem nos surpreendido pela heterogeneidade de público e pelos bons resultados das discussões que propomos" revelou Aaron ao BT, à época da promoção de uma palestra sobre a evolução da língua portuguesa, ocorrida há um mês. Entre outros eventos de sucesso do Departamento, estão palestras relacionadas ao crescimento econômico do Brasil, que contou com a participação de economistas renomados no Brasil, e também eventos que focam os trabalhos de alunos brasileiros da Harvard.

SERVIÇO

9th Annual Brazil Week at Harvard 


Quinta-feira, 21 de Abril


Tertulia: A Carousel of Voices from Babel


Palestrante -  Christopher Lewis (Departamento de Língua Portuguesa, United States Military Academy)

Local - CGIS South, Room S-216, 1730 Cambridge Street, Cambridge
Horário –  6pm à 8pm

 

Sexta –Feira, 22 de Abril

Crossing Crossroads: Playing with Translations

 

Palestrantes - Nicolau Sevcenko, Clémence Jouët-Pastré, and Daniel Aguirre Oteiza ( Departamento de Literatura, Harvard University)

Local - CGIS South, Room S-216, 1730 Cambridge Street, Cambridge
Horário – 12pm à 2pm

 


Sexta –Feira, 22 de Abril

Bate-Papo: Conversations in Portuguese


Local - CGIS South, Room S-216, 1730 Cambridge Street, Cambridge
Horário – 4pm à 5:30pm

Para mais informações, contatar Aaron -  brazil@fas.harvard.edu

Fonte: (da redação)

Top News