Publicado em 22/04/2011 as 12:00am

Médico 'amigo dos brasileiros' morre em Sudbury/MA

Dr. Sabin era um médico aposentado que fazia consultas voluntárias no MetroWest Free Medical Program em Sudbury. Todas as terças-feiras, ele atendia os brasileiros sem seguro de saúde

O Dr. Stanley Sabin, conhecido por muitos em nossa comunidade como um amável e cuidadoso médico diretor no Free MetroWest Medical Program, foi morto tragicamente em um acidente de bicicleta no dia 30 de março.

Dr. Sabin, 74, passou sua carreira como um pneumologista no Hospital Leonard Morse em Natick - MA, servindo como o Chefe de Medicina e diretor de educação médica. Ao se aposentar da prática médica em tempo integral, Dr. Sabin começou seu voluntariado no MetroWest Free Medical Program em Sudbury. Ele comparecia todas as terças-feiras para prestar cuidados de saúde aos pacientes sem seguro. Dr. Sabin assumiu como diretor médico do programa em 2010.

Aqueles que o conheciam, o descreviam como amável, compassivo e carinhoso, tendo tempo para realmente ouvir os pacientes. De acordo com Adrianna Abruzze, uma intérprete do programa, ele era apaixonado pela comunidade brasileira. "Ele sempre foi muito interessado em conhecer os hábitos de seus pacientes; especialmente dos imigrantes. Isto serviu para que ele entendesse melhor suas vidas e fizesse um diagnóstico mais preciso” afirma. Karin Segal, uma enfermeira do programa, compartilha o que ela mais amava sobre Stan Sabin: "Foi a sua generosidade de espírito. Ele queria fazer o bem por todos. Ele criou um ambiente onde cuidava de tudo e realmente sentia que todos (pacientes, bem como a equipe de trabalho) mereciam cuidados e respeito" afirma ela.

Além de seu trabalho na clínica gratuita, Dr. Sabin ofereceu seu tempo no hospital do VA em Bedford, onde continuou como Senior Staff Honorário da Faculdade de Medicina MetroWest Center, e foi ativo com o Massachusetts Medical Society.

Sabin sempre teve tempo para sua família e para as pessoas que eram as mais queridas para ele. Ele e sua esposa Susan, sua namorada de colégio, foram casados ​​por 50 anos. Eles tiveram três filhas e seis netos. Dr. Sabin foi um ciclista ávido e ativo no Charles River Wheelmen. Ele foi atingido e morto por um carro depois de participar de um passeio do grupo, na tarde de quarta-feira, 30 de março.

Doações em memória do Dr. Sabin podem ser feitas para Lovelane Special Needs Riding Program, uma organização fundada por sua filha  - www.loveland.org. Um fundo de memorial também foi estabelecido no MetroWest Medical Free Medical Program, 105 Hudson Rd. Sudbury, MA 01776 ou www.metrowestfreemedicalprogram.org.

Fonte: (da redação)