Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/05/2011 as 12:00am

Brasileiros opinam sobre assassinato de Osama Bin Laden

O anúncio da morte do terrorista divide a comunidade brasileira nas possíveis conseqüências do fato para a paz mundial e no tratamento aos imigrantes do país

O presidente Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada de segunda-feira (2) a morte de Osama Bin Laden, líder da rede terrorista da Al-Qaeda e apontado como o responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 às torres gêmeas de Nova Iorque, que terminaram na morte de quase 3 mil pessoas. O anúncio da morte do terrorista divide a comunidade brasileira nas conseqüências do fato para a paz mundial e no tratamento aos imigrantes do país.

Para a diretora-executiva do Centro do Imigrante Brasileiro – CIB, Natalícia Tracy, o episódio pode colocar ainda mais em conflito as relações entre a América e os imigrantes mulçumanos ou advindos do Oriente Médio, o que afetaria a comunidade imigrante do país de forma geral. “Honestamente, eu sou contra qualquer tipo de assassinato. O sistema de justiça de justiça funciona pra punir pessoas, da forma adequada, ele não precisava ter sido morto dessa maneira. Eu me preocupo com retaliação, pois ele era um líder espiritual islâmico,  a maneira como esse fato foi celebrado pode nos levar a uma nova guerra” afirma Natalícia. “Teve aspirações políticas, e vai gerar conseqüências de outros grupos, principalmente conflitos religiosos. E  quem vai ‘pagar o pato’  é o imigrante, é o menos favorecido” completa à ativista.

Já para o radialista Ilton Lisboa, a morte de Bin Laden reflete na confiança que o americano tem em seus governantes, servindo de exemplo para os imigrantes. “ Essa morte demonstra que o criminoso nunca sai vitorioso. A maneira como o governo Obama tratou do tema, da transparência ao revelar o fato e na maneira confiante e crédula como o americano confia nos seus governantes, é algo que devíamos admirar e nos espelhar. Precisamos ser mais unidos e acreditar mais nas nossas instituições, nos envolvendo mais com elas e parar de desconfiar daqueles órgãos que estão aqui para nos servir, independentemente do status migratório, como a Polícia” afirma Ilton. “ Esse episódio mandou uma mensagem para os brasileiros e para todos que vivem nesse país. Que o bem sempre prevalece sobre o mal” completa Ilton.

 

Operação de caça à Bin Laden durou 40 minutos

A operação que matou Osama Bin Laden foi executada com helicópteros e  teria durado cerca de 40 minutos, segundo relataram funcionários do governo americano. Após uma troca de tiros, Bin Laden foi  baleado na cabeça. Obama foi consultado e autorizou a execução do terrorista.  

Ao todo foram usados quatro helicópteros na operação, que aconteceu em uma mansão do terrorista na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão. Oficiais dos Estados Unidos rastrearam Bin Laden até acharem o seu paradeiro. O ataque teria sido realizado pela força de elite da marinha, a SEAL, que teria chegado até a Fortaleza nos helicópteros, dando início a uma troca de tiros. Durante o combate, Bin Laden teria sido baleado na cabeça, segundo oficiais de segurança.

Fonte: (da redação)

Top News