Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/05/2011 as 12:00am

Pela 6ª vez, Dream Act tenta passar no congresso federal

Segundo a assessoria do senador, o projeto será similar ao último apresentado, e que foi reprovado, em 2010

Após um discurso que acendeu a esperança dos imigrantes no país, o Sen. Dick Durbin, (D-Ill.), anunciou na semana passada que reapresentará o Dream Act novamente no congresso federal.  

Segundo a assessoria do senador, o projeto será similar ao último apresentado, e que foi reprovado em Dezembro de 2010. Após mais de 6 tentativas de passar o Dream Act no congresso federal em menos de 10 anos, legisladores democratas tentam mais uma vez passar a medida, com conta com algumas alterações para atender as preocupações dos opositores.

A última versão da iniciativa, produzida pelo líder da maioria no senado, Harry Reid ( D-Nev) e o senador Durbin  , traz algumas alterações na lei original para atender os interesses dos contrários à medida, barrando indocumentados de pagarem in-state tuition em universidades do país, baixando a idade para elegibilidade à lei de 34 para 29 anos, e uma cláusula que não permite que o Green Card seja concedido com menos de 10 anos após a regularização de status. O novo projeto também é mais criterioso com aqueles que cometeram certos tipos de delitos criminais e também limita a capacidade dos beneficiários de serem patrocinadores da legalização de seus parentes, entre outras mudanças.

Aqueles que forem beneficiados com a lei também podem se tornar inelegíveis para programas de assistência social como Medicare, Food Stamps ou qualquer outro financiado pelo governo, até receberem o Green Card. A nova lei "é simplesmente um esforço para lidar com todos os custos potenciais da aprovação", disse o senador Bob Menendez (DN.J.), o único membro latino-americano do Senado e um fervoroso defensor do DREAM Act . "Não haveria nenhuma razão para alguém votar contra a lei porque não custará  nada ao país" completou, em comunicado. Mesmo com as mudanças,  não está claro se Reid vai reunir os 60 votos necessários para impedir a obstrução republicana.

Por quase uma década, a medida tenta aprovação no congresso federal, mas sempre encontra resistência entre os mais conservadores. A preocupação com o obsoleto e ineficaz sistema migratório do país, tem causado discussão em todo o meio político norte-americano, que ainda estuda o primeiro passo no caminho de uma reforma ampla no setor. O próprio presidente Barack Obama afirmou recentemente que o Dream Act é de fato o projeto mais justo e urgente no tratamento do tema.

Fonte: (da redação)

Top News