Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/05/2011 as 12:00am

Brasileiros discutem sobre a reeleição de Obama

Com a morte de Osama Bin Laden, a popularidade do presidente americano Barack Obama subiu, e com ela o tema da reeleição começou a ser discutido tanto entre americanos quanto na comunidade brasileira.

Por Murilo Silva

Apesar do tema “imigração” ser o mais importante para a comunidade brasileira, somente na última pesquisa Gallup ele passou a ser considerado o 5º maior problema para os americanos, sendo que até o mês passado, a imigração estava nas ultimas colocações entre os maiores problemas americanos. Ou seja, as preocupações do presidente Barack Obama estão mais direcionadas para aquilo que afeta ao eleitor americano ouvido nas pesquisas, e não para as minorias. Aqui, como no Brasil, os governantes priorizam suas ações de acordo com a orientação das pesquisas, principalmente quando começa a se aproximar as eleições.

Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, a lei do Arizona, apesar de ser ruim para os imigrantes naquele estado, ajudou a levantar a discussão sobre o tema da imigração e o levou a subir no ranking dos maiores problemas. Isto comprova a importância de estarmos sempre procurando colocar o tema em evidência, para que ele seja sempre lembrado pelo governo. Daí a grande necessidade da comunidade brasileira participar mais das manifestações pró-imigrantes.

 

10 Maiores problemas dos EUA (maio/2011)

 

Importância

Problema

%

Economia em geral

26

Desemprego

22

Sistema de saúde

15

Governo/Políticos/Corrupção

12

Imigração/Ilegais

10

Orçamento Federal

9

Falta de dinheiro

4

Terrorismo

4

Ética/Moral

4

10º

Segurança Nacional

3

Fonte: Gallup

O povo americano tem como tradição reeleger seus presidentes, e não deverá ser diferente com Barack Obama. Para a comunidade brasileira, quer goste ou não deste presidente, será muito melhor a reeleição dele,  como um democrata, do que a volta de um republicano na Casa Branca.

É preciso que todo brasileiro compreenda os princípios ligados a cada um dos dois principais partidos dos EUA. Apesar dos dois partidos apoiarem a constituição americana, o partido Republicano é orientado pelo conservadorismo em suas ações e é tradicionalmente anti-imigrante. Já o partido Democrata, apoia as idéias liberais e teoricamente seria mais pró-imigrante.

De acordo com esta ideologia, parece um contra-senso que o governo Barack Obama tenha sido o responsável pelo aumento nas deportações, assim como no endurecimento das ações nas fronteiras do EUA. Porém, é preciso compreender que o presidente da república deve governar com o congresso, que no atual caso tem maioria republicana na Câmara dos Deputados e influência no Senado Federal, daí a dificuldade da aprovação da lei que todos os brasileiros esperam.

O presidente Barack Obama assumiu a mais rica nação do mundo em um momento muito difícil, com o país atravessando diversas crises simultâneas, o que infelizmente para os imigrantes, relegou a questão da reforma imigratória para segundo plano. A grande crise econômica e o consequente desemprego, a guerra contra o terrorismo, o problema da saúde pública, são problemas mais sérios e mais urgentes para os americanos e para Barack Obama, por isso cabe a nós brasileiros continuar a ter paciência e aguardar ainda mais pela tão sonhada reforma, neste ou no próximo mandato de Obama.

Para o americano Vinny S., residente em Melville- MA, o governo do atual presidente tem pontos fortes e pontos fracos, como todos os outros, mas sua reeleição dependerá muito de quem vai estar no páreo na disputa contra ele.

Brasileiros opinam sobre o desempenho e a reeleição de Barack Obama

Segundo Damião Gasparini (Fundão-ES), há 10 anos nos EUA, morador de Everett (MA), Barack Obama tinha tudo para fazer a reforma imigratória, porém deixou passar a oportunidade e perdeu a maioria no congresso. Mas ele acredita que ‘mesmo não tendo resolvido vários problemas, ele deve ser reeleito’. Damião salienta que acredita que ‘o presidente sabe que o imigrante tem força e se ele não conseguir passar nenhuma lei imigratória neste mandato, com certeza vai tentar corrigir no segundo’, e que mesmo ele tendo deportado muita gente, ele ainda vai promover mudanças significativas na questão da reforma imigratória.

Para Itamar Costa Junior, natural de Governador Valadares - MG, há 9 anos nos EUA e morador de Framingham (MA), depois da morte de Osama Bin Laden ficou mais fácil para Barack Obama ser reeleito. Ele acredita que o aperto ao cerco ao imigrante indocumentado e o grande período sem nenhuma lei imigratória, sinalizam positivamente para uma breve solução para este impasse. Itamar Junior lembra que Barack Obama foi muitas vezes melhor do que George Bush e continua acreditando que ele ainda vai fazer alguma coisa pela reforma imigratória.

Marlon Luiz, também natural de Governador Valadares, há 5 anos nos EUA e morador de Westborough(MA), acredita que Barack Obama está sendo um bom presidente, que a economia já está se recuperando, porém ele não faz nada sozinho e depende do congresso para aprovação das leis, mas que ele vai ser reeleito e vai sim fazer uma lei em benefício dos imigrantes.

Fonte: (da redação)

Top News