Publicado em 30/05/2011 as 12:00am

Evento multicultural em Somerville/MA celebra o folclore brasileiro

O Somerstreets conta com diversas atividades culturais e barraquinhas de comidas e artesanato. O tema desse ano é o Carnaval, e promete agitar os presentes com muita cultura brasileira

Em mais um projeto cultural promovido pela prefeitura de Somerville - MA  juntamente com a organização East Somerville Main Streets  , acontece no próximo domingo(5),  mais uma celebração multicultural e  étnica de Somerville. É o Somerstreets , que toma conta da Broadway da cidade, com diversas atividades culturais, barraquinhas de comidas, artesanato e arte em geral. O tema desse ano é Carnaval, e promete agitar os presentes com muita cultura brasileira e latino-americana.

Além das festividades de rua, também serão preparados palcos para apresentações de bandas oriundas de diversas comunidades imigrantes, além da já conhecida ‘partybike’ ,  espécie de parada realizada com bicicletas que levam de 3 a 5 pessoas e que vai percorrer toda a extensão da avenida mais movimentada de Somerville. A Broadway será fechada da Temple St ( perto do antigo supermercado StarMarket), até a Sullivan Station, fazendo da edição desse ano, a mais ampla e ambiciosa de todas as já realizadas. Entre as bandas participantes, estarão o percussionista brasileiro Marcus Santos, o Grupo Samurai, a Dirty Water Brass Band e o Son Del Sol. Além disso, apresentações de dança e ginástica serão realizadas pelos grupos World Rhythms, Vegetable Circus, Fantasy Fuel e dançarinos locais. 

A grande novidade nesse ano está por conta de uma competição de Hip Hop, chamada ‘Villen Vibez Throwdown, onde MC’s vão competir em improvisações em Rap e na cultura Hip Hop. Além disso, diversas empresas e negócios locais de Somerville, terão barraquinhas para vender comidas étnicas e produtos típicos de cada cultura, em especial à brasileira. 

Para Carrie Dancy, da ESMS, a festa desse ano promete muitas atrações de peso. “ A edição de 2011 ganhou em espaço e quantidade de atrações, e a iniciativa de fechar a Broadway pegando duas regiões da Broadway onde se encontram a grande parte da comunidade imigrante da cidade, demonstra o interesse de se causar interação e confraternizar diferentes culturas” afirma ela, que também é responsável por promover um festival de cinema estrangeiro ( que já contou com noites dedicadas à produção cinematográfica brasileira) na cidade. “ Ninguém nunca realizou uma festa que fechasse uma avenida de tanto acesso, estamos apreensivos para ver como vai ser, acredito que terá o ponto positivo de se situar num ponto de fácil acesso para vários residentes da área, esperamos contar com um grande público brasileiro também” completa a diretora-executiva da entidade, que vai ajudar a organizar o festividade na área de East Somerville.

Programado para acontecer de 12:30am até às 4pm, o Somerstreets vai também contar com uma atração brasileira,  o bloco de percussão de Marcus Santos, que vai contagiar os presentes, com muita tradição e folclore tupiniquim. São esperadas apresentações circenses e de dança em vários pontos da Broadway, com atividades interativas e para todas as idades.

Fonte: (da redação)