Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/06/2011 as 12:00am

Tornado causa destruição em Massachusetts

Nesta última quarta-feira (01), os residentes de Massachusetts se assustaram com a violência da tempestade que desabou sobre várias cidades do estado, e que causou morte e destruição.

Nesta última quarta-feira (01), os residentes de Massachusetts se assustaram com a violência da tempestade que desabou sobre várias cidades do estado, e que causou morte e destruição.

 

Brasileiros que vivem no estado se sentiram bastante assustados, já que este não é um fenômeno natural comum no Brasil e nem mesmo em Massachusetts. O tornado é uma ocorrência natural violenta e perigosa, em forma de uma coluna rotativa de ar que varre a superfície da terra podendo atingir velocidades de até 480 km/h com largura de ate 3 km nos casos mais extremos. Comuns nos EUA, em Massachusetts a média é a ocorrência anual de pelo

menos 3 tornados de escalas pequenas, mas que já atingiram bastante periculosidade na década de 50, quando mataram dezenas de pessoas em Worcester. O tornado de ontem causou 4 mortes e deixou dezenas de imóveis e automóveis destruídos, principalmente nas cidades de Springfield e Brimfield. Essa é a primeira vez em 16 anos, que um tornado causa mortes no estado.

O governador do estado de Massachusetts, Deval Patrick, decretou estado de emergência na região devido ao clima de calamidade. Segundo Patrick, a medida foi decretada por causa dos impactos do tornado e da perspectiva de continuidade do mau tempo. A Guarda Nacional americana enviou 1.000 oficiais para dar assistência à população e ajudar em eventuais resgates.

Para Márcio Ferreira, natural de Neropolis(GO) e há oito anos vivendo em Massachusetts, o tornado de ontem o deixou muito assustado, pois a violência da chuva e a forte ventania aliada aos alertas na TV, criaram ‘um clima de filme de terror’. Márcio estava junto com alguns americanos durante a passagem do tornado, e todos se mostraram bem preocupados, o que gerou um clima ainda maior de tensão.

Já Antonio Fonseca, disse que não se preocupou muito, pois ‘já vivenciou muitas tempestades fortes no Brasil’, e apesar dos avisos de tornado, não tomou nenhuma medida extra de segurança.

Acostumados com o clima do Brasil os Brasileiros que vivem nos EUA tem que sempre se informar bem e estar atentos aos fenômenos climáticos que acontecem por aqui, e que são muito mais diferentes e perigosos do que os que acontecem no Brasil. A televisão e a internet são os meios mais utilizados para divulgar as possíveis ocorrências, e é preciso estar sempre ligado para se prevenir e proteger.                       

O episódio ocorre apenas uma semana depois de um furioso tornado atingir a cidade de Joplin, no Missouri, matando 134 pessoas e deixando centenas de feridos,  em uma das piores tragédias  envolvendo tornados da história dos EUA.

Fonte: (da redação)

Top News