Publicado em 1/08/2011 as 12:00am

Festival da Independência terá Cordel e muito samba

A semana de festividades será aberta no dia 7, com o hasteamento da bandeira brasileira na Prefeitura de Boston

Cordel, capoeira, música regional e muito samba marcam o programa do 16º Festival a Independência do Brasil em Boston, que este ano acontece no dia 11 de setembro, no Herter Park, mesmo local do ano passado. A semana de festividades será aberta às 12 horas, no dia 7, com o hasteamento da bandeira brasileira na Prefeitura de Boston e prossegue às 7pm na Biblioteca de Framingham com show de música com Marcus Santos e Teresa Inêz.

“A apresentação do ano passado foi tão boa que tivemos de trazê-los de volta”, disse Célia Maciel, da comissão organizadora do Festival. “Todo ano a Biblioteca espera ansiosa por este evento. Framingham é o lar de muitos brasileiros e nós adoramos a oportunidade de trabalhar junto com o Grupo Mulher Brasileira e poder mostrar o melhor da música do Brasil”, disse Michelle LeMonde-McIntyre, coordenadora de Serviços comunitários da Biblitoeca de Framingham.

O programa prossegue no dia 8, com exibição de filme brasileiro no Cinema Regent, em Arlington e no domingo é o Festival ao ar livre. Como tem acontecido nos últimos anos, após a apresentação do Hino Nacional pela cantora Sonia Azul, haverá parada de abertura liderada pelo Afro Brazil e Marcus Santos. “Convidamos todos os brasileiros e não brasileiros a desfilarem conosco e a usarem uma peça que represente seus estados. Acho que ficaria lindo se pudéssemos ter uma amostra das diferentes regiões do Brasil e nós sabemos que aqui tem gente de todos os pontos do nosso país”, disse Marcus Santos.

A outra grande atração do festival este ano é o percussionista, cantor, compositor, maestro, professor e multi-instrumentista Dendê, que tocava da Timbalada. Natural de Salvador, hoje divide seu tempo entre a capital baiana e Nova York: "Eu cresci num bairro pobre, rodeada de música tradicional. Quando eu era criança eu tocava ritmos na mesa da cozinha da minha mãe e dizia que eu ia ser famoso algum dia” afirma.

O Grupo de Catarina Costa e Emerson Lemos vão apresentar o "Cordel de Iluminar", uma peça escrita em estilo cordel e que conta a estória de uma jovem que a procura de um amor, mas o pai, muito bravo, não permite que ela namore. “Um dos objetivos do Festival é valorizar os artistas brasileiros que vivem aqui. Robson, Marcus e tantos outros representam o que de melhor temos”, disse Heloisa Galvão, diretora-executiva do Grupo Mulher Brasileira.

“Este ano está bem difícil conseguir patrocínio por causa da instabilidade financeira e falta de decisão no Congresso”, disse, por isso, além das oportunidades de patrocínio o Festival terá também um ad book. Ësperamos contar com o apoio do comércio brasileiro pois tem espaço e preço para todos os orçamentos”.

Informações sobre o 16º Festival a Independência do Brasil em Boston podem ser obtidas no site www.verdeamarelo.org/festival ou pelo telefone 617-787-0557 ramal 15 ou pelo email festival@verdeamarelo.org.

Fonte: (da redação)