Publicado em 10/08/2011 as 12:00am

Movimento Educacionista/USA anuncia novos projetos

No sábado(13), a organização promoverá treinamento de professores, pais e coordenadores para o ensino da língua portuguesa, em Framingham -MA

Com diversos projetos e trabalhos no âmbito educacional, em especial fomentando a aprendizagem da língua portuguesa, o Movimento Educacionista USA anuncia expansão dos núcleos de ensino, e novos projetos para os próximos meses.

No sábado, dia 13, a entidade vai promover um treinamento do ensino de língua de portuguesa e cultura brasileira na Igreja Saint Andrew’s Episcopal Church, em Framingham – MA, para professores, pais e coordenadores. “ Esses encontros tem a intenção de oferecer o Ensino de Português e da Cultura Brasileira a toda criança, jovem ou adulto que vive nos Estados Unidos. Esta é uma forma de preservar a nossa língua e cultura, oportunizando e valorizando os profissionais  da área de educação, na sua própria região” afirma Arlete Falkowski, diretora de Alfabetização do Movimento Educacionista USA. “Se você tem interesse de que seu filho aprenda português e saiba da sua cultura, ou que seu jovem fale e escreva a nossa língua, ou ainda, que todo adulto, que vive nos Estados Unidos tenha a possibilidade de ser alfabetizado, venha e convide os seus amigos, para participar deste encontro. Também convidamos a todos os profissionais alfabetizadores interessados  em participar nesta caminhada educacionista, nos Estados Unidos. Todos são bem-vindos” convida a diretora.

Além do núcleo de Framingham, a organização divulga que já existem centros de coordenação de núcleos estabelecidos ou que ainda vão ser implementados, em Bridgeport – CT, Hartford – CT, Saugus – MA, Allston – MA, Worcester – MA e Nashua – NH.

Entre outros eventos da entidade agendados para acontecer esse ano, estão a 2ª Conferência Internacional Educacionista dos EUA, que fará parte da Brazilian Expo 2011, no dia 17 de Setembro. “ Teremos a participação de profissionais do Brasil e EUA, trabalhando para reforçar a importância da nossa língua para os nossos conterrâneos” afirma Arlete, que revela que o tema desse ano será ‘ Educação e Saúde  - Necessidades e Diferenças Culturais dos Imigrantes’.

No dia 8 de Outubro, será a Festa do Dia das Crianças, que também ocorrerá na igreja Saint Andrew’s, em Framingham – MA. Juntamente com as organizações MIRA Coalition, Welcome Framingham , Projeto Nós Votamos, entre outras organizações, o Movimento Educacionista USA estará divulgando o trabalho da entidade.

O treinamento para professores , pais e coordenadores locais no ensino do programa de língua portuguesa e cultura brasileira vai acontecer no sábado, dia 13, das 10am às  3pm, na Saint Andrew’s Episcopal Church, situada na 3, Maple Street, Framingham – MA.  Mais informações com Arlete Falkowski, pelo número (508) 728-8275.

Fonte: (da redação)