Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/08/2011 as 12:00am

Obama cancela deportações e abre caminho para legalização

Na quinta-feira (18), foi anunciado que todas as deportações de imigrantes sem antecedentes criminais serão canceladas

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS, sigla em inglês), através de sua secretária Janet Napolitano anunciou na tarde desta quinta-feira (18), que o presidente Barack Obama decidiu cancelar os processos de deportação contra imigrantes que atendam a determinados critérios, tais como ser o provedor do sustento de uma família e não ter cometido crimes violentos.

A notícia, divulgada por volta das 4pm, ganhou elogios imediatos dos ativistas hispânicos e democratas, que anteriormente tinham reprovado a maneira como o executivo vinha tratando o caso. “A decisão de Obama mostra que ele está mesmo querendo fazer algo pelos imigrantes e busca se fortalecer o apoio a uma reforma nas leis de imigração. Ele provou que vai intervir sempre que a vida de pessoas estiverem sendo prejudicadas”, disse o deputado Luiz Gutierrez, democrata por Illinois.

Janet disse que o seu departamento e o Departamento de Justiça já estão revendo os casos em curso e analisará os que atendem aos critérios citados anteriormente, e baseado na ordem do presidente, os processos serão interrompidos. Ela explica que desta forma, os juízes de Imigração poderão julgar os casos com maior rapidez e alta prioridade, tais como os que envolvem criminosos já condenados.

Estas novas regras se aplicam a quem tem carta de deportação (preso ou não preso), desde que não tenha a decisão de expulsão do país oficializada. “Um grupo será preparado para orientar como analisar os casos e decidir pela interrupção da deportação”, disse a secretária.

Não foi informado quantos imigrantes serão beneficiados por este processo, mas no ano fiscal de 2010, foram deportados 200 mil imigrantes que não tinham antecedente criminais. Acredita-se que este número é maior, algo em torno de 300 mil processos envolvendo imigrantes que não tem crimes e enfrentam deportação. Até mesmo quem veio pelo México e está em processo, terá seu processo cancelado, caso se encaixe nos critérios.

Napolitano disse que estes casos serão tratados individualmente e se todos se adequarem, serão colocados nas ruas. Isso significa que milhares de imigrantes podem ser soltos a qualquer momento.

Entenda o assunto

Ao todo existem 300 mil processos engavetados em todos os Estados Unidos envolvendo imigrantes indocumentados. Desta forma, os juízes estão reclamando que não estão tendo tempo para analisar casos de criminosos e não querem todos os dias ter que julgar pessoas trabalhadoras.

Apesar do anúncio ter sido dado na terça feira, a secretária disse que os processos já estão em processo de revisão.

Os critérios que serão analisados são: não ter antecedentes criminais, quem vive há mais de 10 anos no país terá um ponto positivo, quem tiver parente cidadão dos EUA também tem pontos a favor.

Mas a notícia mais importante é que após o cancelamento da deportação, o imigrante poderá aplicar para uma Autorização de Trabalho e consequentemente para a “Driver´s License” e Social Security Number.

“Hoje é uma vitória não apenas para os imigrantes, mas para todo o povo norte-americano que acredita na humanidade e igualdade dos povos”, disse o deputado Gutierrez.

Fonte: (Texto por Luciano Sodré)

Top News