Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2011 as 12:00am

Brasileiros opinam sobre possível reeleição de Obama

Na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, surpreendeu a comunidade imigrante do país ao afirmar que apóia o programa Secure Communities. O programa, que dá autoridade para policiais locais e estaduais de agirem como oficiais de imigração

Por Larissa Gomes

 

Na semana passada, o presidente dos EUA, Barack Obama, surpreendeu a comunidade imigrante do país ao afirmar que apóia o programa Secure Communities. O programa, que dá autoridade para policiais locais e estaduais de agirem como oficiais de imigração, denunciando imigrantes indocumentados que cometeram algum delito passível de prisão, tem gerado polêmica em todo o país, com a oposição de governadores de estados como Massachusetts, Illinois e New York, em aplicar a iniciativa.

Aliado a isso, a administração Obama tem sido apontada como a que mais deportou imigrantes em toda a história do país,  de acordo com dados recordes divulgados pelo Departamento de Segurança Interna(DHS, sigla em inglês), além de não ter cumprido a promessa de campanha, em que prometia realizar uma ampla reforma no setor de imigração do país.

Com as eleições presidenciais se aproximando ( acontecerão em novembro de 2012), e com o início da campanha de reeleição de Obama, os imigrantes começam a rever a sua posição de apoio ao democrata. O BT saiu às ruas para perguntar aos brasileiros se Obama realmente merece a reeleição pelo seu trabalho em prol dos imigrantes.

 

Márcio Pereira, Pastor, natural de Curitiba (PR), veio em missão da Igreja Evangélica Assembléia de Deus e está residindo em Malden(MA)

"Se depender dos imigrantes que votam, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não deve ser reeleger. Muitos daqueles que estão documentados, possuem amigos e parentes que estão em situação irregular no país, e vão votar no candidato que mais ajudar os imigrantes"

 

Carlos Neto, natural de Curitiba (PR) residente há 7 anos em Malden (MA).

"Os votos dos imigrantes legais não influenciam tanto nas urnas, porque eles não são maioria e não fazem grande diferença na contagem de votos. Mas caso fizessem, eu acredito que Barack Obama perderia a reeleição"

 

Manoel Lino, radialista e comerciante, natural de Içara (SC) e residente há 24 anos em Everett (MA)

"Não concordo com o apoio do presidente ao Secure Communities, porque dentro da comunidade brasileira existem muitas pessoas boas que poderão estar sujeitas a pagar pelos erros daquelas que são criminosas. Muitas pessoas boas e trabalhadoras vão ser prejudicadas. Essa decisão do  presidente pode se refletir nas urnas, com insatisfação"

 

Jucilene Araújo, natural de Governador Valadares (MG) , reside há um ano em Everett (MA)

"Acho injusto nós sermos tratados como bandidos ou criminosos. Alguns policiais acham que os imigrantes são todos criminosos, e na verdade, todos somos inocentes até que se prove o contrário. Eu sempre apoiei o presidente, mas fiquei decepcionada de saber que ele está por trás desse programa anti-imigrante. Sinceramente, não sei se ele merece a reeleição"

 

Raquel de Souza, residente em Revere (MA), natural do Rio de Janeiro (RJ).

 

"Eu concordo com o apoio do presidente dos EUA em relação ao programa Secure Communities, porque eu acho que quando uma pessoa comete algum tipo de delito ou crime, ela deverá ser rigorosamente punida. Nos EUA, as políticas de segurança funcionam.  Cheguei recentemente do Brasil e lá não me sinto segura, sempre ando com o vidro do carro fechado com medo de ser assaltada. Em contrapartida, penso que as autoridades competentes deveriam se preocupar em prender criminosos e não imigrantes que estão aqui tentando ter uma vida melhor. Mas gosto do Obama, e espero que ele se reeleja"

Fonte: (da redação)

Top News